Apresentação da Tutoria para Estudantes de Graduação

Se tiver em um computador  sugerimos que acesse a apresentação: TUTORIA 2020
O Programa de Tutoria da Escola de Artes, Ciências e Humanidades retoma suas atividades e está de cara nova nesse ano de 2020. Procurando atender às solicitações de alguns alunos, ele será ampliado para interessados de todos os anos.

Lembramos que no atual cenário de pandemia e continuidade das atividades acadêmicas, faz-se necessário o acompanhamento e apoio mútuo entre docentes e discentes, e a tutoria pretende ser um espaço privilegiado para isso!

O que é o Programa de Tutoria

O Programa de Tutoria é um espaço destinado a um acompanhamento mais individualizado de estudantes. Ele é realizado por um tutor ou tutora voluntário que se dispõe a acompanhar estudantes em questões acadêmicas e psicossociais.
O tutor procurará  fazer uma escuta ativa e fornecer acolhimento, orientação e troca de informações sobre o funcionamento da universidade, dúvidas acadêmicas,sobre serviços disponíveis e espaços nos quais o aluno possa buscar atender a alguma necessidade do momento. É importante frisar que não se trata de atendimento psicológico, mas a possibilidade de um vínculo mais próximo do que muitas vezes é possível no espaço de sala de aula.  Neste espaço de troca com o docente e até com um grupo menor de estudantes, é possível escutar os anseios, dificuldades e vivências dos alunos, a fim de incentivar novas perspectivas sobre cada situação, seja acadêmica ou psicossocial e encaminhando para outros serviços quando necessário.

Como funciona?

A Tutoria não é obrigatória (nem para docentes, nem para estudantes) , ou seja, os professores são tutores porque querem e os alunos procuram um tutor(a) porque desejam uma interlocução sobre qualquer tema que esteja atravessando sua vida acadêmica.

Este acompanhamento pode ser individual ou em um grupo pequeno de colegas (depende da organização de cada docente  e também dos alunos).

O aluno interessado em ter um tutor procura na relação que disponibilizamos e entra em contato por email. Se apresenta falando nome e curso e pergunta sobre a possibilidade do professor ser seu tutor. A partir deste contato combinam a forma de diálogo (email,google meet etc).

Quem são os/as tutores/as?