Aluna do curso de LCN participa de projeto ambiental da Universidade do Porto

Postado em 10 de outubro de 2019

A aluna Caroline Lopes Santos, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da EACH/USP, está fazendo um intercâmbio na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, graças a um convênio estabelecido entre o curso de LCN e a Faculdade portuguesa. Lá, ela participa de um projeto no Centro de Investigação Interdisciplinar Marinha e Ambiental sobre ilhas flutuantes.

Coordenado pela professora Cristina Calheiros, da Universidade do Porto, as ilhas flutuantes são construídas a partir de material reutilizável e espécies de plantas nativas. Além de promover a eliminação de determinados poluentes do sistema aquático ou marinho, as ilhas também têm um valor paisagístico.

As plantas utilizadas podem apresentar flores e conferir beleza cênica a um rio que parece sem vida e poluído. Assim, as ilhas cumprem duas funções ambientais: uma que é, a partir de plantas especializadas, eliminar poluentes de sistemas aquáticos e marinhos; e outra, que é criar um ambiente mais bonito e atrair aves e insetos polinizadores.