Alunos da EACH recebem Menção Honrosa no 28º SIICUSP

Postado em 09 de abril de 2021

A EACH/USP teve dois alunos agraciados com Menção Honrosa no 28º SIICUSP. Eles tiveram seus trabalhos selecionados após criteriosa avaliação da equipe avaliadora do evento.

O aluno Douglas Silva Alves recebeu menção honrosa na área de Ciências e Saúde pelo trabalho: “Efeito da dor muscular e do placebo percebido como paracetamol nas respostas neurofisiológicas perceptivas e desempenho em teste de carga constante até a exaustão.” Ele foi orientado pelo professor Flávio de Oliveira Pires.

O aluno Gabriel Zarzana Espinoza recebeu menção honrosa na área de Ciências Exatas e da Terra pelo trabalho: “Uso de aprendizagem profunda para predição de atividade de inibidores de ALK-5″. Ele foi orientado pela professora Káthia Maria Honório.

Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais. Visa também contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas, e fomentando a colaboração e a pesquisa multidisciplinar na Universidade. Desde 2014, o SIICUSP é composto de duas fases.

Na primeira, cada Unidade, ou grupo de Unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os que forem melhor avaliados para a segunda fase, denominada “Etapa internacional”. Nessa fase, os estudantes selecionados têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, em evento com participação de todas as áreas do conhecimento, na Cidade Universitária – São Paulo. A programação do evento é aberta a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público geral interessado. Estudantes de universidades estrangeiras também participam apresentando seus projetos, selecionados por comitês de sua instituição.