Autoridades Municipais visitam a EACH-USP e prestigiam o curso de Gestão de Políticas Públicas

Postado em 23 de maio de 2022

Na última quarta-feira (18 de maio), o diretor da EACH, professor Ricardo Uvinha acompanhado de pesquisadores do LabGov receberam o Dr. Daniel Falcão, controlador geral do município de São Paulo, e alguns membros da assessoria técnica da CGM, incluindo a egressa Carolina Rodrigues. Na oportunidade, foram discutidas possibilidades de colaboração entre os cursos de graduação, especialização e mestrado de GPP com as atividades de capacitação e os projetos de pesquisa/publicação do Centro de Formação em Controle Interno (CFCI) da CGM, além das oportunidades de programas de estágio para os estudantes. Um termo de cooperação com um plano de trabalho deve ser elaborado, brevemente, para formalizar a parceira interinstitucional entre a unidade e a CGM.

Outra visita

Nesta segunda-feira (16 de maio), o curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas e a especialização em Administração Pública e Gestão Governamental realizaram um evento organizado pelos professores Fernando Coelho e Úrsula Peres, com egressos do bacharelado que são secretários municipais nas prefeituras de São Vicente e Mogi das Cruzes. Pela manhã, as egressas Talita C. Santos (secretária de Planejamento) e Helena Marcon (secretária adjunta de Gestão) apresentaram o caso de São Vicente, cidade cujo prefeito, Kayo Amado, é também egresso do curso.

Pela noite, os egressos Daniel Oliveira (ex-secretário de Gestão) e Larissa de Marco (secretária adjunta de Planejamento) relataram a experiência de Mogi das Cruzes. Em ambos municípios, muitos outros antigos estudantes de GPP compõem o quadro de servidores administrativos. Na ocasião, o LabGov e a EJ Vertuno aproveitaram o ensejo para o pré-lançamento da Plataforma GPPista – um ambiente virtual para o compartilhamento de vagas de estágio e oportunidades profissionais em gestão e políticas públicas.

Nas palavras do professor. Fernando Coelho, docente da graduação e do mestrado em GPP e coordenador acadêmico da especialização, “(…) essa relação de proximidade da EACH-USP com os órgãos públicos municipais dá sentido as disciplinas profissionalizantes da formação acadêmica em GPP, promove os estudantes e egressos para mundo do trabalho via programas de estágio e canais de inserção profissional e potencializa a pesquisa aplicada e a extensão extramuros na ambiência governamental.”