Com modelos idosos, exposição na EACH discute a aparência e o envelhecimento

Postado em 24 de setembro de 2018

A biblioteca da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) apresenta até o dia 15 de outubro a exposição TEM VELHO NA CAPA!, que discute as questões da aparência e o envelhecimento por meio de oito capas de revistas com modelos idosos. Organizada pelo grupo de ensino, pesquisa e extensão Envelhecimento, Aparência e Significado (EAPS), a exposição é aberta ao público e pode ser visitada durante o horário de funcionamento da biblioteca.

Exposição é aberta ao público. Foto: Natália Dourado

As capas de revistas foram criadas como trabalhos finais da disciplina optativa Envelhecimento e Aparência, ministrada em conjunto para os cursos de Gerontologia e Têxtil e Moda. Os alunos tinham como objetivo retratar na capa a trajetória da construção da aparência dos modelos idosos e relacionar a produção gráfica com características e eventos marcantes da vida de cada modelo. A produção das capas contou com a participação dos alunos de teatro da Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) da EACH, além de convidados externos, que são amigos ou parentes dos estudantes.

“A ideia central da exposição é destacar a heterogeneidade do envelhecimento, as várias possibilidades de envelhecer, enfatizando como a aparência está relacionada ao engajamento ao longo da vida ou ao isolamento social”, ressalta a professora Andrea Lopes, curadora da exposição. Ela também é a coordenadora do grupo EAPS e responsável pela disciplina Envelhecimento e Aparência.

Segundo a professora, foi escolhido o formato de capa de revista para a apresentação dos trabalhos porque o grupo considera a mídia o principal educador não-formal da sociedade e, em pouquíssimas vezes, os idosos são retratados pelos veículos de comunicação. “Dessa forma, as capas foram elaboradas de maneira interdisciplinar, abordando criativamente os conceitos teóricos estudados: heterogeneidade, cultura, construção sociocultural e interdependência”, explica ela.

Com essa proposta, o grupo busca promover reflexões sobre a temática, que ainda carrega vários mitos e prejuízos ao engajamento e bem-estar da pessoa idosa, tal como ela gostaria de apresentar-se socialmente, envolvendo temas da Moda, da Antropologia e Gerontologia.

Exposição é dedicada à memória de Aracy Fernandes, idosa retratada neste convite. A construção de sua aparência ao longo do envelhecimento sintetiza grande parte do que o grupo estuda e defende. Foto: Andrea Lopes

A inauguração da exposição ocorreu na última quinta-feira, dia 20 de setembro, como uma das atividades da Semana de Arte e Cultura 2018 da EACH/USP. Foi realizado um evento aberto na biblioteca que reuniu alguns ex-alunos da disciplina, os modelos, a diretora da EACH, professora Mônica Yassuda, membros da Escola, convidados e o público externo.

Horário de funcionamento da Biblioteca da EACH/USP:

De segunda a sexta-feira: das 8h às 22h

Sábado: das 9h às 13h