Confira as informações sobre as eleições para a direção da EACH e reitoria da USP

Postado em 18 de outubro de 2017

A eleição para escolha da nova direção da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) será realizada no dia 9 de novembro, online. Duas chapas se inscreveram para concorrer aos cargos. Chapa 1: Neli Aparecida de Mello-Théry (diretora) e Nádia Zanon Narchi (vice-diretora). Chapa 2: Monica Sanches Yassuda (diretora) e Ricardo Ricci Uvinha (vice-diretor). Veja o programa de gestão de cada chapa.

São eleitores todos os membros da Congregação, do CTA e das Comissões CG, CPG, CPq e CCEx, bem como seus respectivos suplentes nos colegiados mencionados.

No dia 31 de outubro, das 9h às 18h, a EACH realizará uma consulta à comunidade universitária, com a participação de todos os docentes e funcionários da ativa e todos os estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados, para a escolha da diretoria. A consulta é de apenas caráter indicativo.

A consulta será feita por meio do Sistema Ágora. A Assistência Técnica Acadêmica da EACH encaminhará aos funcionários, professores e alunos, no endereço eletrônico cadastrado na base de dados corporativa da USP, o link de acesso ao Sistema Ágora.

A Comissão Eleitoral da EACH divulgará até as 17h do dia 1º de novembro os resultados obtidos em cada categoria.

Confira todas as informações sobre o processo eleitoral e as datas dos debates na página da Comissão Eleitoral.

Eleição para reitoria

A eleição para reitor e vice-reitor da USP será realizada no dia 30 de outubroQuatro chapas se inscreveram para concorrer aos cargos.

A eleição da lista tríplice dos dirigentes cabe à Assembleia Universitária, que é constituída pelo Conselho Universitário, pelos Conselhos Centrais, pelas Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados. Os novos dirigentes tomarão posse no próximo dia 25 de janeiro de 2018 e terão mandato de quatro anos.

Haverá também uma consulta à comunidade para a escolha da nova reitoria. Ela será realizada no dia 23 de outubro, das 9h às 18h. Esta será a primeira vez que a votação será realizada online, com a coordenação da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade. A Comissão Eleitoral divulgará o resultado da consulta às 20h, no próprio dia 23 de outubro.

Poderão participar docentes e funcionários da ativa e todos os estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados na universidade, totalizando cerca de 100 mil pessoas.

O sistema de votação eletrônica utilizado é o Helios Voting, com segurança criptográfica, no qual cada participante obtém um comprovante da cédula de votação que pode ser verificado, de modo a garantir que o voto foi recebido e registrado apropriadamente.

Até o dia 22 de outubro, o sistema enviará, a cada eleitor, uma mensagem para a conta de e-mail cadastrada na base de dados corporativa da USP, contendo o endereço eletrônico, login e senha para votação.

A consulta à comunidade terá apenas caráter indicativo à Assembleia Universitária.

Datas importantes

23 de outubro – consulta para a escolha da nova reitoria