EACH tem projeto selecionado no Edital de Apoio à Pesquisa com Iniciativas de Ciência Cidadã

Postado em 04 de junho de 2020

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP divulgou recentemente o resultado do Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa com Iniciativas de Ciência Cidadã e a EACH/USP possui um projeto contemplado. Trata-se do “Fun for Pet: determinantes ambientais para o envelhecimento saudável de cães domésticos e repercussões para o envelhecimento humano”, da professora Tânia Araújo Viel, do curso de Gerontologia.

Ao todo, foram recebidas 53 propostas e apenas 8 delas foram aprovadas para receber apoio financeiro após passarem por avaliação de uma comissão composta por docentes da Universidade. A ação visa apoiar projetos de Ciência Cidadã que tenham por objetivo não só o desenvolvimento e consolidação de abordagem de pesquisa, mas também que promovam uma aproximação da Universidade com a sociedade, trazendo benefícios a ambas.

Sobre o Fun for Pet

Foto: Divulgação

Idealizado desde 2015, o projeto prevê a colaboração de cidadãos proprietários de cães, e também de veterinários, para a coleta de dados e de amostras biológicas para a criação de um banco com informações que reflitam a influência do ambiente no processo de envelhecimento de cães domésticos e de seus tutores.

Nos últimos anos, pesquisas mostraram os benefícios do enriquecimento ambiental, alimentos funcionais e uso do lítio em baixas doses para a melhora da memória de animais e seres humanos, o que pode gerar o desenvolvimento da longevidade com saúde. Porém, boa parte desses estudos é realizada com animais de experimentação que, apesar de terem um grande valor no avanço do conhecimento, não estão sujeitos à variedade ambiental, o que acaba por prejudicar a correlação translacional com o processo de envelhecimento humano.

“O uso de cães domésticos que vivem no mesmo ambiente que seres humanos é uma grande alternativa para o estudo de determinantes da longevidade com saúde”, destaca a professora Tânia. “Em cães é possível medir uma série de fenótipos semelhantes aos dos humanos como contratilidade cardíaca, habilidade de subir escadas, função de aprendizagem e memória, etc. A informação sobre a saúde dos cães pode ser coletada por observação do próprio tutor ou do veterinário e aplicação de métodos não ou pouco invasivos para estudos de biomarcadores.”

A equipe do projeto é atualmente composta pela professora de Gerontologia e por uma neurologista veterinária. A professora ainda espera contar com bolsistas PUB para o desenvolvimento do Fun for Pet, vindos dos cursos de Gerontologia ou Biotecnologia.

Conheça o Facebook e o Instagram do projeto!