Escola realiza entronização de vitral que celebra a cidade de São Paulo

Postado em 27 de setembro de 2019

Um vitral que representa São Paulo, patrono da cidade, produzido pelo artista plástico Enio Squeff, foi entronizado na manhã desta sexta-feira, no saguão do prédio dos Auditórios da EACH/USP. A cerimônia de entronização contou com a presença do vice-reitor da USP, professor Antonio Carlos Hernandes, da pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, da diretoria da EACH, além do artista, alunos, professores, funcionários e convidados.

Enio Squeff concebeu a obra em 2004

Doado à Escola por seu autor em 2016, o vitral faz parte do painel “De Saulo de Tarso à São Paulo”, o qual foi concebido em 2004 para comemorar os 450 anos da cidade de São Paulo. O vitral possui mais de cinco metros de altura, por três de largura, e agora pertence ao acervo de obras de arte da Universidade de São Paulo. Essa é a segunda obra do artista instalada na EACH, que realizou o evento de entronização do quadro “O Triunfo de Dom Quixote”, na Biblioteca, em abril de 2017.

De acordo com Enio Squeff, a obra não possui caráter religioso. Ainda que represente Saulo de Tarso, como o santo canonizado pela Igreja Católica, o grande vitral foi concebido como “uma obra aberta”, já que em seu entorno são representados desde índios, naturezas mortas, paisagens e nus, até menções aos bandeirantes. “Ter o meu vitral aqui na EACH só mostra que a USP respeita e valoriza as artes, a filosofia, prestigiando assim a importância da área de humanidades para o conhecimento e desenvolvimento humano”, afirmou o artista plástico.

Cerimônia contou com a presença (da esq. para a dir.) do vice-diretor da EACH, professor Ricardo Uvinha; da diretora da EACH, professora Mônica Yassuda; do artista plástico Enio Squeff; do vice-reitor da USP, professor Antonio Carlos Hernandes, e da pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado

Vitral que comemora a cidade de São Paulo

Para o vice-reitor da USP, professor Antonio Carlos Hernandes, “é uma honra a Universidade ter uma obra de arte como essa. A cultura é a nossa grande ferramenta e é por meio dela que nós difundimos conhecimento”. Além de agradecer o trabalho desenvolvido pelo artista plástico, o vice-reitor também agradeceu todos os envolvidos com a doação e instalação do vitral, assim como a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que ajudou na instalação com recursos financeiros.

“Ficamos felizes em poder devolver à sociedade aquilo que nos compete. Todos os recursos usados aqui são de impostos que o povo da cidade de São Paulo paga. Esses recursos geram um ensino gratuito de altíssima qualidade e a oferta à população da oportunidade de cultura e arte”, destacou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado.

Já a diretora da EACH, professora Mônica Yassuda, após agradecer a presença de todos, ressaltou que a Escola “almeja ter mais obras de artes em seus espaços e que está trabalhando para oferecer um bacharelado em artes. A nossa intenção é que tenhamos a arte cada vez mais presente em nosso dia a dia aqui na Escola”. O vice-diretor da Escola, professor Ricardo Uvinha, enfatizou que, por ser uma escola de artes, “trata-se de um lugar extremamente adequado para receber o vitral.  Faz muito sentido termos doações de obras de artes em uma escola que se intitula Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Ficamos lisonjeados em receber essa doação”.

Descerramento da placa de inauguração do vitral

Vitral possui mais de cinco metros de altura, por três de largura, e agora pertence ao acervo de obras de arte da Universidade de São Paulo

Sobre o autor

Enio Squeff, nascido em Porto Alegre (RS) em 9 de junho de 1943 e radicado na cidade de São Paulo há mais de trinta anos, iniciou sua vida profissional como jornalista, depois como editor de página de arte e, mais tarde, atuou como editorialista, crítico de música e, por fim, como ilustrador, começando assim sua trajetória de artista plástico. Expôs individualmente, além do Brasil, na Alemanha, Colômbia e Cuba.