Funcionários da EACH e alunos de grupo de pesquisa da USP visitam a cooperativa de resíduos recicláveis

Postado em 12 de março de 2018

No último dia 6 de fevereiro foi realizada uma visita à cooperativa Casa do Catador por um grupo composto de dois estagiários da EACH/USP, Amanda Lopes e José Mateus, e um funcionário da Escola, Evandro Fioravante. Também estiveram presentes dois alunos do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (NOSS), Leonardo Lee e Thainá Stolemberger. Este grupo da EACH/USP tem como uma de suas vertentes o trabalho com as cooperativas.

O objetivo da visita foi conhecer um pouco mais do funcionamento da Cooperativa responsável por recolher os resíduos recicláveis da EACH/USP, uma vez por semana.

Localizada no bairro de São Mateus, a Casa do Catador presta serviços para a EACH e atualmente faz a triagem de três a sete toneladas de resíduos por dia dos seus parceiros e conta com 62 cooperados. Apesar de trabalharem com resíduos, o espaço da cooperativa conta com um ambiente muito organizado com mensagens de educação ambiental, além de uma horta comunitária e um espaço de leitura que é aberto ao público onde são realizadas oficinas artísticas com crianças.

De acordo com a presidente da cooperativa, Nanci Darcolete, “é necessária a educação ambiental para conseguirmos conscientizar as pessoas a respeito deste problema (separação e descarte incorreto) […] além disso, muitas vezes as pessoas querem resolver o problema de maneira rápida e acabam jogando os resíduos no chão […] quando não é feita a separação ou mesmo a reciclagem, é enviada uma grande quantidade de resíduos para os aterros sanitários, e daqui alguns anos eles se esgotarão”.

O secretário da Casa do Catador, Gilberto de Oliveira, destacou ainda durante a visita a importância das pessoas se responsabilizarem pelos seus atos, por menores que sejam. “As pessoas devem começar a olhar para si mesmas e a cuidar do planeta em que vivem”.

Para conhecer um pouco mais sobre a Casa do Catador, veja os vídeos abaixo: