Muito além do intercâmbio: professores estudam possibilidade de dupla-titulação com universidade espanhola

Postado em 06 de dezembro de 2018

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) recebeu recentemente a visita do professor Jesús González Pérez, da Universitat de les Illes Balears (UIB), de Palma, Espanha. O motivo de sua vinda a São Paulo foi discutir com professores da EACH a possibilidade de implantação de dupla-titulação entre as duas instituições.

Recebido pelo vice-diretor da Escola, professor Ricardo Uvinha, González também foi acompanhando, durante a sua segunda visita à unidade, pela professora Neli Aparecida de Mello-Théry. O professor esteve pela primeira vez na EACH em 2014 para participar das tratativas de um convênio de cooperação acadêmica. Assinado em 2016, o convênio está em vigor até setembro de 2020 e estabelece a parceria entre a EACH, a FFLCH e a UIB.

Desta vez, os professores buscam estreitar ainda mais as relações entre USP e UIB. “Estamos fazendo reuniões para discutir a dupla-titulação e há muita disposição, tanto aqui na USP como em minha universidade, para que isso realmente dê certo”, afirma Jesús González, que é o coordenador do convênio pela UIB.

A presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da EACH/USP, professora Cynthia Harumy Watanabe (à esq.), e o funcionário Leandro Freitas (centro) também se reuniram com os professores Jesús González e Neli Aparecida para traçar estratégias para 2019.

A dupla-titulação é um acordo de cooperação internacional que permite aos alunos de pós-graduação da USP e de instituições estrangeiras trocarem conhecimentos em áreas afins e obterem diplomas reconhecidos pelas instituições envolvidas. Apesar do foco ser direcionado para a pós-graduação, a professora Neli, coordenadora do convênio pela EACH, destaca que está também em discussão o duplo diploma, contemplando assim os estudantes dos cursos de graduação.

Mesmo envolvendo grandes esforços dos professores, a previsão é de que haja uma resposta definitiva sobre a dupla-titulação e o duplo diploma ao longo de 2019, pois as solicitações de reconhecimento de diplomas abrangem trâmites burocráticos, serviços jurídicos e aprovações da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Graduação, e demais instâncias competentes.

“Estamos muito animados e torcemos para que a dupla-titulação seja em breve uma realidade, trazendo benefícios para todos”, avalia González, que acredita na importância de professor e estudante terem contato com outra realidade para uma melhor formação e desempenho. “O simples fato de conhecer outras culturas, problemáticas e outros processos já possibilita muito mais aprendizado do que muitas disciplinas juntas. Fazer pesquisa de campo em locais completamente desconhecidos, por exemplo, é algo extremamente enriquecedor.”

Confira mais informações sobre como funciona a dupla-titulação