Professora de Sorbonne realiza conferência sobre turismo na EACH

Postado em 21 de novembro de 2019

A professora Maria Gravari-Barbas ministrou a aula “Tourism off the beaten tracks: analyzing post or hyper touristic situations in contemporary metropolises”, no dia 29 de outubro de 2019, para o Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR), atraindo estudantes de vários programas de pós-graduação e também de graduação da EACH, além de público externo. Cerca de 80 pessoas assistiram à conferência, que foi apresentada em Inglês, com espaço também para alguma interação em Francês.

Maria Gravari-Barbas é vinculada ao IREST (Institut de Recherche et d’Études Supérieures du Tourisme), da Universidade Paris 1 – Panthéon-Sorbonne, e responde pela Vice-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade. Além disso, a professora Maria preside a Rede UNESCO UniTwin “Cultura, Turismo e Desenvolvimento”, que congrega 30 universidades pelo mundo, representada no Brasil pela EACH, a partir de um convênio firmado em 2017.

Durante sua estada, a professora também se reuniu com pesquisadores e estudantes do PPGTUR, com o objetivo de conhecer melhor a oferta de programa de pós-graduação e pesquisa no IREST, visando o estabelecimento de convênios com a Universidade de Paris 1. Para discutir detalhes de potenciais convênios, houve uma audiência, acompanhada pelo professor Thiago Allis, do PPGTUR, com o presidente da AUCANI, professor Valmor Tricoli. Além disso, houve ainda uma reunião entre o vice-diretor da EACH, professor Ricardo Uvinha, e a professora Maria para tratativas de um possível convênio acadêmico entre a Escola e Sorbonne.

Ao término da conferência, professores e estudantes se reuniram para a foto na entrada do prédio dos Auditórios. Foto: Natália Dourado/EACH

A missão da professora Maria foi financiada pelo Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), da CAPES, e foi resultado de uma parceria do PPGTUR com o Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, da FFLCH. Também participa da iniciativa o PROMUSPP. Por isso, sua agenda também incluiu uma conferência no Seminário Internacional Economia Política do Turismo (ECOPOLTUR), realizado no Departamento de Geografia, sob coordenação da professora Rita de Cássia Cruz, em 31 de outubro de 2019. A conferência abordou processos de gentrificação vinculada ao turismo, e contou com a presença de estudantes de Lazer e Turismo da EACH.

O professor Thiago Allis, que liderou este projeto PrInt, destaca que “foram 10 dias de intenso trabalho e dedicação da professora Maria à agenda, que resultaram em excelentes debates com diferentes atores, entre unidades da USP e também com audiências externas”. De acordo com ele, esse fato apenas “reforça o protagonismo da EACH e da USP nos processos de internacionalização universitária no Brasil, especialmente ao reforçar vínculos com a França, país com o qual sempre tivemos muita proximidade acadêmica e científica”.

*Com informações do professor Thiago Allis