Professoras da EACH lançam a cartilha: “Envelhecimento saudável em tempos de Pandemia”

Postado em 13 de abril de 2020

A Cartilha “Envelhecimento saudável em tempos de Pandemia”, elaborada pelo LabEduca60+ | USP – Aprendizagem e Desenvolvimento ao longo da vida, é destinada ao público idoso, cujo conteúdo apresenta orientações gerontológicas relevantes ao envelhecimento pessoal, com ênfase ao momento atual de cuidados à saúde.

O trabalho é coordenado pelas professoras Meire Cachioni e Samila Sathler Tavares Batistoni, docentes do Bacharelado e da Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

A Cartilha pretende disseminar informações educativas aos idosos sobre a Covid-19 e suas implicações no dia a dia.

Considerados como o grupo mais vulnerável diante da pandemia, reforça-se o isolamento social, presente historicamente em muitos contextos. O “rótulo” de vulnerável afasta a possibilidade de entender a velhice como um processo natural do ciclo vital, e os idosos como um grupo heterogêneo.

A Cartilha “Envelhecimento saudável em tempos de Pandemia” apresenta aos idosos, que mesmo em situação de isolamento, é possível viver o momento atual com saúde e com oportunidades para o aprendizado.