Professores da EACH são jurados do Prêmio Jabuti

Postado em 27 de outubro de 2020

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) possui dois professores integrando o time de jurados da 62ª edição do Prêmio Jabuti, a mais tradicional e prestigiada premiação do livro brasileiro.

Participam pela primeira vez como jurados os professores Diego Falceta Gonçalves, do curso de Ciências da Natureza, e Pablo Ortellado, do curso de Gestão de Políticas Públicas. Cada jurado deve selecionar 13 obras e atribuir notas em três diferentes critérios a dez delas. São dois meses para análise e atribuição das notas.

A presença de dois docentes da Escola como jurados do Jabuti “demonstra que o maior prêmio da literatura nacional tem reconhecido a EACH como um centro de excelência em áreas de produção de conhecimento e divulgação à sociedade. É o reconhecimento de um amadurecimento da nossa unidade, e da qualidade do trabalho desenvolvido aqui”, destaca o professor Diego Falceta.

Na edição de 2020 o prêmio conta com avaliadores da USP nos três eixos ligados às Ciências. O professor Diego é jurado na categoria Ciências Naturais e o professor Pablo integra a equipe de jurados da categoria Ciências Sociais. Já na categoria Ciências Humanas, a universidade está representada por uma docente da FFLCH. O corpo de jurados da premiação é formado por 60 integrantes, sendo três para cada categoria.

“Fico contente de ter participado como jurado na categoria Ciências Sociais e de ter como colega na categoria Ciências o professor Diego. É um trabalho bastante intenso ler todos os livros inscritos para o prêmio, mas também é uma honra ajudar a escolher os melhores livros do ano”, afirma o professor Pablo Ortellado.

A cerimônia de premiação virtual será transmitida ao vivo nas redes sociais da Câmara Brasileira do Livro, no dia 26 de novembro.