Sesc TV lança documentário sobre lazer com a participação de professor da EACH

Postado em 30 de março de 2020

O documentário “Ócio, Lazer e Tempo Livre”, lançado recentemente pela Sesc TV, traz ideias e reflexões sobre a importância do lazer na atual sociedade a partir da fala de diversos estudiosos ao redor do mundo que se dedicam ao tema.

O vice-diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), professor Ricardo Ricci Uvinha, e também docente do curso de Lazer e Turismo, é um dos representantes do Brasil no documentário. Ele destaca que o lazer é um direito, previsto inclusive na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no artigo 24, além de estar assegurado também em nossa Constituição Brasileira de 1988.

Assista ao documentário completo

De acordo com o professor da EACH, a sociedade vive atualmente uma forma muita enclausurada de atividades de lazer. “Não raro vamos encontrar a palavra lazer associada à promoção de novos apartamentos na cidade de São Paulo e à expressão lazer total. A ideia é que você não saia de seu condomínio para a atividade de lazer. Lá você vai encontrar área gourmet, academia de ginástica, espaço para as crianças brincarem, entre outras atividades.”

Essa forma de lazer enclausurado prejudica as formas mais autênticas de manifestação do lazer, fazendo com que as pessoas percam o contexto de realidade com a vida externa, segundo o professor Ricardo, que também vê a negação ao ócio muito presente na sociedade capitalista.

A produção da Sesc TV conta ainda com a participação dos seguintes pesquisadores: Abena Busia (Gana), Alberto Acosta (Equador), Alon Gelbman (Israel), Danilo Miranda (Brasil), Esperanza Osorio (Colômbia), Fernando Mascarenhas (Brasil), Michel Maffesoli (França) e Simone Rechia (Brasil).