Universidades brasileiras já realizaram mais de 2.000 ações contra Covid-19

Postado em 11 de setembro de 2020

Segundo a edição de setembro do Boletim das Universidades Contra Covid-19, publicado pelo Projeto Ciência Popular da EACH/USP, mais de 2.000 projetos e ações já foram realizadas por universidades e institutos federais brasileiros para combater os efeitos da pandemia da Covid-19 em todo o Brasil.

O mapeamento das Universidades contra Covid-19, que está categorizado na íntegra em formato de dados abertos, é coordenado por Ergon Cugler e Pamela Quevedo, desenvolvido junto aos pesquisadores Guilherme Lamana, Letícia Collado e Yasmin de Sousa sob orientação dos professores José Carlos Vaz e Gisele da Silva Craveiro.

Imagem: Projeto Ciência Popular

Segundo o boletim, destacam-se ações das universidades e institutos federais brasileiros na produção de EPIs, de desinfetantes e no apoio ao atendimento nos hospitais, assim como todo suporte para produção e disseminação de informações junto ao trabalho pelo isolamento social, reforçando o comprometimento e potencial da ciência brasileira para enfrentar crises e colaborar com a sociedade.

Além das ações voltadas diretamente à sociedade civil e aos profissionais da saúde, diversas iniciativas relatam o papel determinante das universidades e institutos federais no apoio ao poder público para o enfrentamento da crise em nível municipal e regional, tanto na colaboração nos gabinetes de crise, quanto na produção de insumos estratégicos. Novas iniciativas podem ser adicionadas via formulário pelas universidades ou pelos próprios pesquisadores, estudantes e professores envolvidos nas ações.

Confira todas as informações do Boletim das Universidades Contra Covid-19

O Projeto Ciência Popular é uma iniciativa de estudantes e professores associados ao Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas “José Renato de Campos Araújo” (OIPP) e ao Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovações na Gestão Pública (GETIP)  da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).

Há também colaboração do Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (Co:Lab) e cooperação técnica da Empresa Júnior de Sistemas de Informação (Síntese Jr.) | Orientadores da Pesquisa: Professor José Carlos Vaz e Professora Gisele da Silva Craveiro | Coordenadores da Pesquisa: Ergon Cugler de Moraes Silva e Pamela Quevedo Joia Duarte da Costa | Equipe de Pesquisadores: Ergon Cugler de Moraes Silva, Guilherme Silva Lamana Camargo, Letícia Figueiredo Collado, Pamela Quevedo Joia Duarte da Costa e Yasmin de Sousa Pinheiro.

Mais informações:

E-mail: projetocienciapopular@gmail.com