USP lança programa de formação de empreendedores de impacto aberto para toda a comunidade

Postado em 15 de agosto de 2017

Fruto da parceria entre a Agência USP de Inovação (Núcleo de Inovação Tecnológica da USP) e a Habits (Incubadora Tecnológica e Social), localizada na área leste do campus capital da USP, foi lançada a primeira edição do programa de formação de empreendedores de negócios de impacto.

O ESPYRAL nasceu da necessidade de colocar ferramentas de negócios nas mãos de pessoas transformadoras. Com início previsto para o dia 2 de setembro, o programa terá quatro meses de duração (setembro a dezembro de 2017) e ajudará o empreendedor a transformar a sua ideia inicial em seu primeiro produto, passando por todas as etapas de criação de um negócio de impacto.

A metodologia é totalmente “mãos na massa”, sendo baseada em teorias de negócios, de impacto social e de criatividade, usando referências como a o Design Centrado em Humanos da Universidade Stanford, a Startup Enxuta de Steve Blank, o Movimento Maker e a Teoria Linear de Mudança.

A formação ocorre em cinco etapas. Na primeira os participantes serão convidados para o Dia da Inspiração, no qual ouvirão empreendedores experientes e que tiveram negócios de sucesso – ou não – para ajudar a definir o caminho que terão para trilhar.

Depois, será feita uma imersão prática em diversas regiões da cidade de São Paulo, buscando histórias de pessoas e como elas podem se tornar dados relevantes para a formação de um negócio. Tendo claro o problema que o empreendedor quer resolver, ele desenhará um modelo de negócio social, pensando em aspectos relacionados à venda, marketing, jurídico, distribuição, recursos, possíveis parceiros, entre outros.

Com um modelo de negócio em mãos, será hora de prototipar os novos produtos ou serviços criados. Para isso serão feitas imersões em laboratórios Maker que irão ajudar o empreendedor a chegar o mais perto de seu produto final. Por fim, os empreendedores criarão uma tese de impacto, a fim de entender a transformação social que seu negócio está gerando.

O programa é voltado para qualquer pessoa, de dentro ou de fora da USP, que queira desenvolver a sua ideia. Os encontros acontecerão presencialmente duas vezes por semana (quartas e sábados) em lugares variados da cidade de São Paulo. O programa é gratuito e as inscrições estão abertas até o dia 23 de agosto.

Saiba mais sobre o Programa

Inscreva-se aqui: www.espyral.com.br