Grupo da EACH conduzirá a pesquisa “Inquérito de Saúde de São Paulo”

Postado em 09 de setembro de 2020

O GEPAF – Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde, da EACH, conduzirá o “Inquérito de Saúde de São Paulo” (ISA), que é uma pesquisa de saúde realizada no município de São Paulo desde 2003 por professores da USP com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Em 2020, uma nova etapa do ISA, nomeada “ISA-Atividade Física e Ambiente”, terá como objetivo reavaliar as práticas de atividades físicas da população que foi entrevistada em 2014 e 2015.

Serão entrevistadas novamente pessoas adultas que ainda morem no município de São Paulo. Em 2020 essas entrevistas serão realizadas por telefone devido à pandemia de COVID-19.

O objetivo principal será verificar se houve mudanças nas práticas de esportes, exercícios físicos, uso de bicicleta, práticas de caminhada, no peso corporal, na saúde mental e nos níveis socioeconômicos. Será investigado também se os locais onde as pessoas vivem e trabalham podem favorecer as práticas de atividades físicas, como por exemplo, disponibilidade de praças, parques, ciclovias, estações de metrô e trem, comércios e serviços nas proximidades. Por fim, será investigado o impacto do distanciamento social/quarentena devido à pandemia de COVID-19 nas práticas de atividades físicas.

O ISA-Atividade Física e Ambiente será uma fonte importante de conhecimento com real potencial para dar suporte para ações, programas de promoção da atividade física e prevenção da obesidade. As informações coletadas dos voluntários mostrarão como e o quanto os comportamentos de saúde mudaram nos últimos anos e o quanto estas mudanças estão relacionadas com os locais onde as pessoas vivem e trabalham.

Essa pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e todas informações coletadas serão utilizadas exclusivamente para fins de pesquisa.

Visite a página do GEPAF.