Aluno do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP representa o Brasil em fórum na Rússia

Postado em 10 de dezembro de 2021

O estudante do oitavo semestre do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH, Ergon Cugler de Moraes Silva, 23 anos, foi selecionado para representar o Brasil no International Forum of Civil Participation#WeAreTogether”, o maior evento na esfera do voluntariado e da ação humanitária do mundo, vinculado ao Dia Internacional do Voluntário. Em 2021, o Fórum aconteceu entre 2 e 6 de dezembro em Moscou (Rússia) no qual Ergon foi convocado para representar o Brasil presencialmente junto aos 60 finalistas globais do Prêmio Internacional de Participação Civil. É a primeira vez que um estudante da USP é convocado para o Fórum em comitiva oficial.

Segundo a organização do evento, a premiação de 2021 leva em consideração a relevante contribuição para o combate à disseminação do COVID-19. Além de trajetória de participação civil no voluntariado e no movimento educacional, o então pesquisador-bolsista, Ergon Cugler, tem integrado uma série de agendas para o enfrentamento à pandemia da COVID-19, atuando, por exemplo, enquanto Conselheiro da Agenda 2030 da ONU em São Paulo, promovendo práticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além de ter coordenado projetos como a Cooperação Técnica Internacional de Apoio aos Municípios do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas da USP com o Fórum Internacional dos Municípios BRICS e a Associação Paulista de Municípios, envolvendo mais de 50 Prefeituras em práticas de enfrentamento aos efeitos da pandemia e retomada do desenvolvimento socioeconômico.

Fórum & Premiação

O Fórum é organizado anualmente desde 2015. Em 2020, devido ao quadro epidemiológico, o Fórum foi realizado no formato de uma maratona online de 36 horas. A transmissão ao vivo do evento reuniu mais de 8,5 milhões de espectadores de 110 países e mais de 130 palestrantes conectados. Em 2021, a sede do Fórum #WeAreTogether propõe reunir mais de dez mil participantes, palestrantes de diversos países, além dos 60 convocados oficialmente para a premiação internacional. Os convidados são representados por voluntários de várias áreas, especialistas em educação, ciência e cultura, representantes de organizações e entes estatais, organizações sem fins lucrativos de orientação social e fundações.

O prêmio é dedicado a lutar contra a disseminação do COVID-19 e apoiar os segmentos vulneráveis da população durante a pandemia, organizado pela Rosmolodezh (Agência Federal Russa para Assuntos da Juventude) e pela Associação de Centros de Voluntários com o apoio de parceiros internacionais: o Programa de Voluntários da ONU, a Associação Internacional de Esforços Voluntários, o Fórum de Cooperação Juvenil Islâmica e outros.

Saiba mais sobre o Fórum