EACH perde a professora Neli Aparecida de Mello-Théry que faleceu na França em 06.04

Postado em 06 de abril de 2021

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP recebeu, nesta terça-feira, a triste notícia do falecimento, em Paris, da professora Neli Aparecida de Mello-Théry.

A professora Neli teve papel fundamental para o desenvolvimento da EACH. Foi coordenadora do Bacharelado em Gestão Ambiental da EACH, presidiu a CRInt e atuou em diversos colegiados da Unidade. Foi coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados, dentre muitas outras contribuições à EACH e à USP. Era pesquisadora de grande destaque no Brasil e no exterior.

A docência foi sempre uma atividade à qual a Profa Neli dedicou muita atenção e energia. Além da atuação destacada no Curso de Gestão Ambiental, participou ativamente em três programas de pós-graduação em diferentes Unidades da USP. Os conteúdos teóricos que ministrava, as discussões que promovia tinham seu corolário nos trabalhos de campo. Preparava aos alunos, e se preparava, para enxergar os lugares e as pessoas nos contextos sociais e espaciais que permitissem entender os processos que determinavam a situação atual e fazer inferências sobre possíveis rumos no futuro.

Participou de redes e laboratórios de pesquisa no Brasil e na França. Foi professora visitante nas seguintes instituições: Université de Paris X, Nanterre (2000), Université de Rennes 2 (2005 e 2008) e Université Paris Sorbonne-Nouvelle (2008). Sua experiência abrangia principalmente os seguintes temas: Amazônia, gestão ambiental, dinâmicas territoriais, políticas ambientais e territoriais, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, gestão urbana e ordenamento territorial, meio ambiente e políticas internacionais. Dentre muitas atividades de pesquisa, desenvolveu o projeto “Sustentabilidade da produção agrícola e políticas de adaptação às mudanças climáticas no Mato Grosso e na Bretanha” em período pós-doutoral (2012-2013) na Université de Rennes 2. Publicou mais de 110 artigos científicos e é autora de 11 livros.

Entre 2014 e 2018, foi vice-diretora da EACH, quando também esteve à frente da Comissão Ambiental, atuando com protagonismo decisivo na construção de valores e soluções que definiram o marco do planejamento e da gestão ambiental de nossa unidade.

Em uma de suas últimas entrevistas, realizada em outubro de 2020 para a Revista FAPESP, a professora falou sobre a pesquisa “os efeitos geopolíticos da Covid-19 na relação de interdependência econômica entre os países.”

A Université Rennes 2 emitiu comunicado sobre o falecimento da professora Neli.

Então vice-diretora, a professora Neli conversou com pais e alunos ingressantes nas matrículas de 2014, sobre as questões ambientais da EACH

Professora Neli durante as atividades de comemoração dos Dez anos de fundação da EACH

Com professores estrangeiros em Seminário Internacional realizado em 2016

Como presidente da CRInt, nesta imagem Neli recebia os representantes da IBS (Internacional Business School) em 2016

Durante a entronização da obra “O Triunfo de Dom Quixote”, do artista plástico Enio Squef, em 2017

Sorridente, ao lado de seu marido, Hervé Émilien René Théry, durante entrevista para a RFI/Brasil quando lançaram o Atlas da Desigualdade no Brasil, que fizeram em coautoria

*O texto contou com a colaboração do coordenador do curso de Gestão Ambiental, professor Gerardo Kuntschik; e do professor Evandro Moretto, atual coordenador da Comissão de Acompanhamento Ambiental da EACH.