EACH realiza Seminário de Balanço das Ações Afirmativas do Ensino Superior Paulista

Postado em 23 de maio de 2023

A partir de provocações dos estudantes da escola e em parceria com a Defensoria Pública do Estado e o Centro Maria Antônia da USP, a EACH realizará na próxima quarta-feira, dia 24/05, o Seminário de Balanço das Ações Afirmativas para Negros nas Universidades Públicas de São Paulo.

Além do Fórum de Discussões e da Conferência de Encerramento, o evento terá duas mesas principais: “Balanço do Ingresso de Negros nas Universidades Públicas de São Paulo”, que reúne representantes de diferentes universidades paulistas, e a mesa “Ações Afirmativas, Saúde Mental e Permanência Estudantil na Universidade”, que congrega representantes de organizações da sociedade civil, da USP e pesquisadores/professores relacionados ao tema.

O “Fórum: Ações Afirmativas na USP!” tem como foco a discussão de dimensões da política de cotas raciais da universidade, navegando entre os desafios, percalços e avanços até então observados. Com o objetivo de sistematizar propostas para o aprimoramento e melhorias na mencionada política, o espaço combina movimentos sociais, organizações da sociedade civil, estudantes, entidades estudantis, servidores e docentes.

Já a Conferência de Encerramento terá como expoente o Professor Titular Aposentado da USP Kabengele Munanga, importante pesquisador e protagonista intelectual sobre o racismo na sociedade brasileira. Primeiro professor negro da universidade, Kabenguele ocupou papel de destaque no debate nacional em defesa das cotas e políticas afirmativas e recebeu diversos prêmios e títulos ao longo da sua trajetória.

O evento será realizado dia 24/05, no Centro Maria Antônia, das 9h30 às 21h. Para participar, é necessário fazer inscrição até dia 23/05 às 16h neste link.

*Com informações de Nabi Oliveira dos Santos