EACH tem projeto selecionado pelo Edital Empreendedorismo Social

Postado em 21 de maio de 2019

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) divulgou recentemente os 32 projetos selecionados pelo edital Empreendedorismo Social 2019. A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) teve um projeto aprovado na categoria “Discentes de Pós-Graduação”.

Ao todo, houve 171 projetos inscritos, dentre os quais foram aprovadas oito propostas por categoria: discentes de Graduação; discentes de Pós-Graduação; jovens docentes (docentes que não tenham mais de seis anos de exercício na USP); e docentes com mais de seis anos de exercício. Cada projeto aprovado receberá auxílio financeiro de até R$ 25 mil e concorrerá ao Prêmio Destaque USP de Empreendedorismo Social, que será entregue no evento de apresentação das melhores propostas. Os recursos são provenientes da PRCEU, da Pró-Reitoria de Graduação, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Agência USP de Inovação.

O projeto da EACH que foi selecionado é o Acolhendo em Parelheiros: Partilha de Saberes e Fazeres, que possui coordenação da mestranda Isabel Santos Mayer (PPGTur), com supervisão do professor Thiago Allis (PPGTur) e vice-supervisão do professor Marcelo Vilela de Almeida (PROMUSPP). O projeto ainda conta com a participação da mestranda Lucélia Borges Pardim (PROMUSPP) e de dois parceiros externos, a Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia e o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (Ibeac).

Com o objetivo de contribuir para o empreendedorismo social no âmbito do turismo de base comunitária, disseminando conceitos e práticas voltados à sustentabilidade socioambiental, adolescentes e jovens estudantes  da rede pública do Ensino Fundamental II e Médio da região sul da cidade de São Paulo e estudantes de graduação de diferentes áreas de ensino da USP, que tenham em suas grades curriculares disciplinas correlatas ao empreendedorismo, farão encontros com o Grupo de Agroturismo de Parelheiros (GAP).

O GAP vem se estabelecendo desde 2017 como um espaço de ação empreendedora, envolvendo, até o presente, oito propriedades rurais, três projetos socioculturais e um empreendimento de alimentação saudável. A partir de roteiros de turismo de base comunitária, desenvolvidos por famílias produtoras de orgânicos, jovens mediadores(as) de leitura, agentes culturais e um grupo de mulheres cozinheiras propõem-se a aproximação entre o urbano e o rural, saberes e fazeres, estudantes e trabalhadores(as).

Rua adotada – pintura de muro com tinta de terra no Bairro Barragem. Foto: Valdirene Rocha

Combinando informação, troca de saberes e “mão na massa”, cinco grupos de 20 estudantes acompanhados por educadores(as) visitarão uma propriedade e um equipamento cultural para conhecimento do processo de produção e organização de atividades relacionadas ao GAP: produção e plantio de mudas, confecção de tinta de terra e pintura de muros, preparo de alimentos com plantas alimentícias não-convencionais, produção de lambes poéticos e materiais de comunicação para disseminar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Rua Adotada que congrega todas as atividades citadas anteriormente. Pretende-se contribuir, considerada a grade curricular das escolas selecionadas, para que os ODS bem como as riquezas agrícolas de Parelheiros, a sustentabilidade dos insumos utilizados e a construção coletiva no território, sejam incorporados ao planejamento pedagógico.

Estão previstos, ao final, dois encontros com os envolvidos no projeto (na USP e em Parelheiros) para sistematizar coletivamente o aprendizado e propor soluções alternativas e sustentáveis para os principais desafios observados nos empreendimentos. Em alguns momentos se contará com a participação de Thaíse Guzzatti, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e representantes da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, que é referência para o GAP.

As ações do projeto terão início em agosto. Para quem quer fazer parte destas ações, as informações gerais e especialmente o processo de seleção das escolas e de estudantes da USP serão divulgados nas redes sociais e outros canais de comunicação do projeto. Confira:

Grupo Acolhendo em Parelheiros (GAP)

Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC

Facebook do IBEAC