Em parceria com o TCE Ceará, professores da EACH coordenam curso de especialização “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes”

Postado em 09 de março de 2020

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará e a Universidade de São Paulo (USP) receberam, na última quinta-feira, os alunos da especialização “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities)”, no auditório do Edifício 5 de Outubro, em Fortaleza, Ceará. O evento se tratava da aula inaugural do curso, que contou com a presença de representantes de entidades do Estado, da USP, membros e servidores da Corte cearense.

Os coordenadores do curso são os professores Ana Carla Bliacheriene e Luciano Vieira de Araújo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP). Esta é a primeira especialização presencial realizada pela USP fora das dependências da universidade. Promovida pela EACH em parceria com o TCE Ceará, a especialização tem aulas presenciais, sempre às quintas e sextas-feiras, a cada 15 dias, no Plenário da Corte de Contas do Ceará.

Professores coordenadores da especialização. Foto: TCE Ceará

São 21 disciplinas, divididas em quatro módulos, cursados durante 24 meses – Novas Tecnologias para Gestão Pública, Gestão Inteligente das Cidades, Cidadania Inteligente e Metodologia de Pesquisa Científica. No total, a especialização terá 436 horas: 352 horas de aulas presenciais em sala, 60 horas para monografia e 24 horas de seminários.

Durante a aula inaugural, o presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, ressaltou a satisfação em sediar a pós-graduação. “É um incentivo ao desenvolvimento de habilidades que permitam uma visão multidisciplinar da gestão pública, além de qualificar os participantes para identificar oportunidades das mais diversas áreas da administração. Juntos, conseguiremos contribuir para a melhoria contínua das políticas públicas, priorizando a transparência e fortalecendo controle social”, pontuou.

Já os professores Ana Carla Bliacheriene e Luciano Araújo deram as boas-vindas aos alunos e iniciaram a apresentação dos conteúdos, com a primeira disciplina da pós-graduação, “Cidades Inteligentes e Cidades Digitais (Smart Cities and Digital Cities)”, também ministrada pelo pós-doutor em Engenharia Nuclear, professor Dib Karam Junior.

Professor Dib Karam Junior (à esq.). Foto: TCE Ceará

Confira o vídeo de boas-vindas do reitor da USP, professor Vahan Agopyan:

*Com informações do setor de comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará