Estigma do HIV na comunicação é tema de curso gratuito na EACH

Postado em 15 de agosto de 2019

O Programa USP Diversidade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, promove nesta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de agosto, em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), o curso gratuito de difusão voltado para estudantes e profissionais de comunicação. A oficina é realizada na EACH/USP e tem carga horária de quatro horas.

O curso é oferecido em duas opções de dias e horários, no dia 15, das 14h às 18h, e em 16 de agosto, das 8h às 12h. São 50 vagas para cada turma e os conteúdos são ministrados pela coordenadora do Programa USP Diversidade, professora Ana Paula Morais Fernandes, e pelo jornalista da Unaids no Brasil, Daniel de Castro.

A atividade aborda o cenário atual da epidemia, os principais desafios, a evolução da cobertura do HIV na mídia, viés humano e social da epidemia, as novas terminologias e uma oficina prática. São apresentados dados recentes sobre a cobertura da imprensa a respeito do HIV no Brasil e o impacto do estigma e discriminação na prevenção, testagem e tratamento nos serviços de saúde.

A capacitação faz parte de uma estratégia que busca também incentivar e ampliar o debate nacional sobre HIV e AIDS, abrindo caminhos para que os países-membros das Nações Unidas consigam cumprir o compromisso de acabar com a epidemia da AIDS até 2030, uma meta que faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

* Com informações da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP