Grupo de pesquisa da EACH tem projeto selecionado em edital sobre inovação na área da saúde

Postado em 12 de fevereiro de 2020

O Grupo Internacional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Formação de Profissionais para Área da Educação e da Saúde (GIEPES-EACH), em conjunto com a Escola Municipal de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, teve recentemente um projeto aprovado na primeira fase do Edital Inova ENF. Trata-se do projeto “Observatório de monitoramento das atividades educativas para profissionais de saúde”.

O Laboratório de Inovação em Enfermagem, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, selecionou 39 experiências das 329 inscritas na iniciativa. No Estado de São Paulo, apenas 10 experiências inovadoras foram selecionadas, sendo uma delas o projeto da EACH.

O Observatório de Monitoramento busca conhecer e avaliar as atividades educativas oferecidas aos profissionais de saúde, definir e categorizar atividades educativas, estabelecer metas e indicadores para a avaliação do impacto das atividades educativas na performance profissional, entre outras atividades. O projeto participará da segunda etapa do edital, que ocorrerá em Brasília, de 16 a 18 de março, com a apresentação em um seminário. Já a terceira fase será uma visita da equipe do Cofen/OPAS para conhecer o projeto in loco.

O grupo de pesquisa GIEPES, que atua no projeto selecionado, é interdisciplinar e possui quatro docentes de diferentes cursos da EACH como membros: Eunice Almeida da Silva (curso de Obstetrícia – coordenadora do GIEPES e do projeto Observatório), Douglas Roque Andrade (curso de Educação Física e Saúde – vice-coordenador do projeto Observatório), Régia Cristina Oliveira (curso de Obstetrícia) e Andréa Viude (curso de Gerontologia).

Além da participação de profissionais externos da Coordenadoria Regional de Saúde Leste, o grupo é formado também por graduandos: um bolsista de iniciação científica, sete voluntários de iniciação científica e uma mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais.

 

 

*Com informações da professora Eunice Almeida da Silva