Habits Incubadora-Escola fomenta o empreendedorismo

Postado em 11 de outubro de 2018

Em entrevista para a Rádio USP, a professora Jane Aparecida Marques, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), apresenta a Habits Incubadora-Escola, situada no campus Leste da Universidade de São Paulo. Integrante do comitê da incubadora, Jane explica as principais atividades desenvolvidas e como o empreendedorismo é colocado em prática.

Segundo a professora, a incubadora busca se tornar um espaço para a disseminação do empreendedorismo, portanto as atividades não se resumem a receber novos negócios e incubá-los, mas promover a prática, não só na USP, mas com enfoque das atividades em toda a Zona Leste. Ela conta que são oferecidas diversas informações e atividades como insumo para que novos empreendedores possam ser inseridos nesse mundo novo. No momento, há dois programas sendo divulgados: o Laboratório Empreendedorismo Escola (LabEE), no qual pessoas que tenham alguma ideia e intenção de desenvolver essa ideia na forma de negócio fazem atividades práticas sobre como projetar e tirar sua ideia do papel; o outro é o WebDev, que ensina o desenvolvimento web através de conceitos básicos de programação, além de como as pessoas podem organizar os próprios negócios no ambiente virtual da internet.

Jane conta ainda que a Habits é a primeira e única incubadora totalmente uspiana. O conselho diretivo é formado pelo pró-reitor de Pesquisa, pelo coordenador da Auspin e pela diretora da EACH, entre outros. E nesse modelo de gestão, do qual Jane faz parte, não há entidade gestora por trás, ou mesmo destinação de verba exclusiva para a incubadora.

Para que o negócio seja aceito, a pessoa que propõe a ideia não necessariamente precisa ter vínculo com a USP, mas um fator que é muito bem-vindo, de acordo com a professora, é a existência de traços sociais no projeto apresentado.

Ouça a entrevista completa: