Lazer e Turismo realiza mais uma viagem didática a Curitiba

Postado em 03 de dezembro de 2018

Sob coordenação dos docentes Thiago Allis e Marcelo Vilela de Almeida, alunos e professores do curso de Lazer e Turismo realizaram, entre os dias 16 e 20 de novembro, a viagem didática a Curitiba, Paraná. A atividade é parte do programa da disciplina Turismo e Transportes (ACH-1517), que tem como principal objetivo compreender os elementos e as implicações da mobilidade no planejamento e na gestão das atividades de lazer e turismo.

Além dos conteúdos específicos, vivenciados e debatidos em campo, as turmas envolveram-se diretamente no planejamento da viagem didática, dividindo-se em grupos para, sob supervisão dos docentes, preparar e operacionalizar a viagem. Com isso, os estudantes tiveram a oportunidade de confrontar em campo conceitos discutidos em várias disciplinas. Neste processo, participaram vários parceiros locais (como a UFPR), contribuindo também para o estreitamento de relações institucionais no âmbito do ensino e da pesquisa.

Assim como nas edições anteriores, a viagem consistiu em conhecer e experienciar aspectos de mobilidade urbana e turismo em Curitiba, um destino turístico dos mais relevantes no país e que vem passando, desde a década de 1960, por um arrojado processo de planejamento urbano. Por exemplo, na cidade foi criado um sistema de transporte público feito por ônibus biarticulados, vias segregadas e estações-tubo – que, além de servir a mobilidade urbana, representam uma parte da imagem da cidade.

Especificamente no campo do turismo, o grupo conheceu a Linha Turismo, um dos pioneiros serviços de ônibus turísticos do Brasil – que liga 25 atrativos turísticos (parques, museus, templos, etc.), em um trajeto de cerca de 46 km; atualmente, quase 500 mil pessoas viajam nesses ônibus, operados em conjunto entre a Urbanização de Curitiba (URBS) e o Instituto Municipal de Turismo (IMT).

Durante a programação, também foram organizadas palestras de representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) – órgão criado para executar e conduzir o Plano Diretor da cidade, responsável por fazer a cidade ficar conhecida como “cidade modelo”, do Instituto Municipal de Turismo (IMT) e, ainda, da Serra Verde Express, empresa que implantou e opera desde 1998 o trem turístico entre Curitiba e Morretes e que já transportou mais de três milhões de turistas até hoje.

Visita ao Centro de Gerenciamento Operacional do Aeroporto Internacional Afonso Pena (Curitiba). Foto: Thiago Allis

Neste ano, foi incluída uma nova atividade na programação, buscando um aperfeiçoamento das estratégias pedagógicas em viagens didáticas – a pesquisa em campo. Com isso, buscou-se estimular, de forma ativa, reflexões sobre turismo, planejamento urbano e mobilidade a partir de temas derivados do tópico central da disciplina, tais como desenho urbano, espaços públicos, transporte público, ciclo-mobilidade, parques urbanos e patrimônio ferroviário. A partir disso, cada grupo de estudantes apresentou um plano de pesquisa prévio, que foi executado e teve seus resultados debatidos ao longo da viagem. Segundo o professor Thiago Allis, “esta breve pesquisa proporciona atividades aplicadas durante o campo, permitindo também exercícios para quem está em vias de realizar suas monografias”. Esta atividade contou com a participação de estudantes e docentes de turismo da Universidade Federal do Paraná, proporcionando uma maior integração entre acadêmicos das duas instituições.

Estudantes da EACH e da UFPR durante atividades de campo em Curitiba. Foto: Jefferson França

De uma maneira geral, a complexidade de planejamento e operação desta viagem didática reforça a importância deste tipo de metodologia para a formação em Lazer e Turismo. Para os docentes, estas viagens representam um rico complemento ao programa das disciplinas, como se fossem o ‘laboratório’ para observação e reflexão in loco sobre as viagens e mobilidades contemporâneas.

* Com informações do curso de Lazer e Turismo