OIPP recebe diretor da Infocidade em palestra sobre bases de dados governamentais

Postado em 15 de setembro de 2016

Na tarde da última quarta-feira, o Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) recebeu o geógrafo e diretor da base de dados Infocidade, Tomás Cortez Wissenbach, para uma conversa acerca do processo de análise e produção de indicadores para a cidade de São Paulo. Diversos estudantes de graduação e mestrado em Gestão de Políticas Públicas e os professores Alexandre Ribeiro Leichsenring, Graziela Perosa e José Renato Campos participaram do encontro, no qual o geógrafo explicou o funcionamento de diversas bases de dados utilizadas pelos pesquisadores e alunos da EACH.

Em sua mostra, Tomás falou sobre dados sociais, perfis socioeconômicos e dados geográficos. Enfatizou também o papel da internet na coleta de dados e o fato de que ao utilizarmos redes e sistemas como Facebook, Gmail e Android nos tornamos vulneráveis, expondo nossas informações pessoais a empresas privadas. “Todos nós transmitimos o tempo todo dados pessoais a esses sistemas”, afirmou o geógrafo.

O diretor do Infocidade ainda explicou sobre os registros administrativos do governo e para que são utilizados, falou da importância dos aplicativos no desenvolvimento de novas políticas públicas e frisou a importância de regulamentação dos mesmos, para que estes ofereçam informações primordiais ao governo, além de resguardarem informações sobre os usuários. “Devemos perder o medo de falar da regulação da internet, de aplicativos e softwares. Isso ainda é um tabu aqui no Brasil. Todos os setores têm regulamentação, a internet também deve ter.”

O geógrafo falou também sobre o sistema Geosampa, que abriga uma base comum que se conecta às diversas bases de dados mantidas pela prefeitura do município de São Paulo. Tomás explicou que nessa base é possível fazer downloads dos dados, além de haver um tutorial disponível no site ensinando a operar a ferramenta. “Estamos construindo toda essa base para que ela perdure”, afirmou.

Tomás ainda ressaltou o fortalecimento que o sistema público de divulgação de dados conseguiu nos últimos anos e elogiou as bases de dados brasileiras. “O Brasil tem um dos melhores sistemas estatísticos nacionais.”

Ao final da reunião, surgiu a proposta do OIPP organizar e oferecer em parceria com a Prefeitura de São Paulo um minicurso sobre o sistema Geosampa, que será destinado a pesquisadores e estudantes interessados. Em breve o OIPP divulgará mais informações sobre esse treinamento.