Pesquisadores da EACH publicam estudo em revista internacional sobre lazer

Postado em 09 de agosto de 2017

Conhecida mundialmente no âmbito dos estudos do lazer, a revista World Leisure Journal publicou recentemente um estudo liderado por pesquisadores da EACH/USP. Intitulada Leisure practices in Brazil: a national survey on education, income, and social class, a pesquisa aborda os hábitos e práticas de lazer da população brasileira.

O estudo foi realizado pelos professores Ricardo Ricci Uvinha e Edmur Antonio Stoppa, e pela aluna Cinthia Casimiro Pedrão, todos eles membros do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/USP). A pesquisa também teve a participação de um professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Hélder Isayama, e da professora Nara Oliveira, da Universidade Federal de São Paulo.

Realizada entre 2012 e 2014, a pesquisa busca apresentar de forma ampla como os brasileiros aproveitam seu tempo de lazer segundo seu grau de escolaridade, renda e sua classe social. O estudo contou com uma amostragem de 2.400 pessoas, cobrindo todas as regiões do país. O ineditismo da pesquisa está no fato de que ela possui uma amostra representativa de todo o Brasil, levando em consideração diferentes categorias de lazer.