Pesquisadores da EACH/USP participam da Rede da Política Nacional de Qualificação do Turismo

Postado em 23 de novembro de 2020

A Universidade de São Paulo integra a Rede de Pesquisadores de Base Territorial de Turismo, formada por universidades públicas das 27 unidades federativas do país. O objetivo é elaborar metodologias pedagógicas, em pareceria com organizações associativas e instituições de ensino, visando à qualificação e à inserção de profissionais no mercado de trabalho, conforme as demandas locais e regionais dos segmentos turísticos.

No estado de São Paulo, o projeto é desenvolvido pela equipe da EACH/USP, formada pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR), o professor Edegar Luis Tomazzoni, a doutoranda, Mariana Tomazin, e as mestrandas, Bianca Paes Garcia dos Santos e Renata Kazys de Oliveira. A professora Isabel Angélica de Andrade Bock representa o Instituto Federal de São Paulo.

Os pesquisadores têm experiência em estudos e em gestão de projetos dessa natureza, com base em intervenções territoriais e em sistematização de indicadores da atividade pelas redes de cooperação do turismo. O trabalho compreende análises da região do Litoral Norte, formada pelos municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Ilha Bela, São Sebastião e Ubatuba, e da capital, São Paulo.

Além do desenvolvimento de metodologias, a pesquisa da Política Nacional de Qualificação do Turismo (PNQT) visa a implementar planos territoriais de qualificação em rotas do Programa Investe Turismo. A Universidade de Brasília (UnB) apresentou, ao Ministério do Turismo, em junho de 2019, a proposta de implantação da PNQT, que já havia sido definido em 2018, a fim de avançar na aplicação, por meio de diagnósticos de ofertas e demandas por qualificação.

Na primeira fase, foram elaborados referenciais introdutórios e realizadas capacitações de técnicos e gestores em planejamento territorial, de forma a consolidar os princípios, as premissas e as proposições da PNQT. Como resultado, será elaborado um documento referencial abrangente, que orientará a implantação da política nacional de qualificação nos demais destinos brasileiros, em forma de e-book (livro eletrônico).

Na sequência, além das demandas locais por qualificação em turismo, serão contemplados a articulação, o alinhamento e o estabelecimento de processos de governança dos territórios. Serão, também, estabelecidos critérios de monitoramento, de avaliação e de divulgação, pelo Sistema Nacional de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (SPMA),

Ao final desse projeto-piloto, em março de 2021, além de identificar as perspectivas das 30 rotas contempladas pelo Programa Investe Turismo, será ofertado o curso mais solicitado nas rotas turísticas. O Investe Turismo foi escolhido porque se propõe a organizar e estruturar 158 municípios elencados no contexto da lógica de promoção e de divulgação do turismo no país e no exterior.

Para executar o programa, a UnB reestabeleceu e ampliou a Rede Nacional de Pesquisadores de Base Territorial, circunscrita nas rotas turísticas definidas pelo Investe Turismo. Assim, ao longo do trabalho, das 24 instituições federais e três instituições estaduais de ensino superior, são 93 pesquisadores, entre professores, doutorandos, mestrandos e graduandos.

*com informações do professor Edegar Luis Tomazzoni