Professor da EACH lança livro que debate principais conceitos da Teoria do Agir Comunicativo

Postado em 22 de dezembro de 2020

O professor Marco Bettine, do curso de Educação Física e Saúde da EACH/USP, publicou recentemente o livro “Para compreender a Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas: fundamentos teóricos e conceitos”, da Annablume Editora.

A intenção deste livro é apresentar o processo de construção do conceito de ação comunicativa habermasiano. Uma das dificuldades que o leitor encontra em Habermas são as digressões e a quantidade de citações para construir determinado conceito, por exemplo, o debate de ação instrumental. Neste, Habermas não se prende aos efeitos sujeito-objeto weberiano, ou mesmo pauta-se tão somente no êxito entre dois atores na ação instrumental de Horkheimer e Adorno.

Habermas superou estas taxonomias, pelo conceito de ação racional com respeito a valores em Weber, mostrando a possibilidade da relação da ação social não somente pautada no sentido cognitivo–instrumental, e, com a mimese e autoconservação de Adorno e Horkheimer, superou a ideia de existir somente uma ação instrumental. Os estudos habermasianos avançaram na comunicação e na relação comunicativa como anteriores ao seu uso instrumental.

Para compreender este caminho teórico habermasiano, a obra está estruturada em oito partes que acompanham o desenrolar do original “Teoria do Agir Comunicativo”, editado pela Martins Fontes em 2012. O leitor poderá ter o livro em mãos para ligar as passagens e orientar-se para compreensão do texto original.

*Com informações do professor Marco Bettine