Professor da EACH lança livro que faz crítica à sociologia

Postado em 04 de janeiro de 2018

“Por que os sociólogos erram sempre?” é o título da obra de autoria do professor Marco Bettine de Almeida, do curso de Educação Física e Saúde da EACH/USP. O livro acaba de ser publicado no portal de livros abertos da USP e também foi escrito por Gustavo Luís Gutierrez, professor titular da Unicamp.

“A ideia do livro é fazer uma crítica à sociologia e ao ensino, que fica aprisionado a paradigmas e impede o desenvolvimento da área. Buscamos apresentar as falhas de uma ciência que se tornou ideológica”, explica o professor Marco. A obra pode ser baixada gratuitamente pelo Portal de Livros Abertos da USP.

Mais informações sobre o livro:

Os autores, nessa obra, analisam questões relacionadas à sociologia tomada como ciência que, embora possa produzir textos esparsos com conteúdo de verdade, como área de conhecimento, no sentido substancial do termo, hoje “ela não existe”, já não dá conta de toda a análise possível sobre seu objeto de pesquisa: a sociedade. A reflexão teórica ​concederá espaços para descrições de cenas de acontecimentos sociais imaginários, sem seguir as regras mais evidentes da ortodoxia acadêmica, tornando a leitura menos árida e cansativa e também para que algumas das razões que levaram o campo da sociologia a viver es​ta situação estejam mais claras.

 

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pagePin on PinterestShare on Tumblr