Professor da Pós-Graduação em Turismo é contemplado com a John Urry Fellowship, no Reino Unido

Postado em 13 de março de 2019

O professor Thiago Allis, do Programa de Pós-Graduação em Turismo e do Bacharelado em Lazer e Turismo da EACH/USP, foi contemplado com bolsa do Departamento de Sociologia, da Universidade de Lancaster, no Reino Unido. O benefício financiou estada de quatro semanas junto ao Centro de Pesquisas em Mobilidades (CeMoRe) e homenageia um dos precursores e da pesquisa em turismo no campo da Sociologia.

Foto: Thiago Allis

Durante o período, além da pesquisa junto ao CeMoRe, foram realizadas reuniões, grupos de estudo, palestras com pesquisadores locais e internacionais – já que o centro é uma referência internacional e atrai acadêmicos de todo o mundo. No dia 4 de fevereiro, o professor proferiu a palestra “Tourism  Mobilities: pursuing a new approach on tourism studies”, em que buscou apresentar o estado da arte das pesquisas em mobilidades turísticas e fazer algumas reflexões sobre a realidade brasileira. “Este ‘giro das mobilidades’, que os principais autores da área destacam, pressupõe imprimir movimento às ciências sociais. Para turismo, isso deveria ser óbvio, mas, assim como outros campos do conhecimento, ainda olhamos para a ciência de maneira estática. Rever esta perspectiva é uma das principais contribuições do chamado “Paradigma das Novas Mobilidades”, observa o professor. Recentemente, ele publicou um capítulo sobre mobilidades turísticas no livro “Términos clave para estúdios de movilidad en América Latina”, que será lançado na Segunda Escola de Ciência Avançada, em 15 de março.

A aproximação com Lancaster vem se desenvolvendo há alguns anos, especialmente por conta das pesquisas que articulam turismo e mobilidades. O CeMoRe foi fundado em 2003 por John Urry, reverberando as crescentes discussões sobre este “novo paradigma”. Urry publicara, ainda 1990, um clássico da literatura em turismo, “O olhar do turista”(1990), que já foi traduzido em várias línguas – inclusive o português, em 1996, pela Editora do SESC. “É curioso notar como, no Brasil, John Urry ficou conhecido apenas por um livro. Mas, olhando em retrospectiva, observar o turismo, com olhos acurados de pesquisador social, permitiu-lhe desdobrar muitas reflexões que alimentariam toda uma escola de pensamento sobre mobilidades – cuja literatura e ideias ainda são pouco conhecidos no Brasil”, observa Thiago.

Há ainda mais razões que unem a USP e John Urry: após seu falecimento, em 2016, a Universidade de Lancaster aprovou a doação de sua biblioteca particular para a USP, a partir de negociação estabelecida pela professora Bianca Freire-Medeiros (Departamento de Sociologia, FFLCH) e que tem contado com a colaboração do Prof. Thiago. “Enfrentamos burocracias que, diferente do que imaginamos, são tão ou mais complexas no lado britânico. Por isso, ainda que não fosse este o motivo da viagem a Lancaster, trabalhar nas providências administrativas, junto com a professora Monika Büscher [Diretora do CeMoRe], ajudou a desenrolar algumas etapas no processos de doação. É irônico, mas a viagem destes livros nos mostra, por forças das circunstâncias, exatamente o que estamos falando e escrevendo em nossos artigos e conferências: as mobilidades sempre implicam seu contrário, imobilidades com ritmos lentos, fricções de todo tipo, mudanças de rotas…”, reflete o professor. Neste processo, tem havido importante suporte do consulado e da embaixada do Brasil em Londres, além das equipes da Biblioteca Florestan Fernandes e do setor de Importação e Exportação da USP.

Ainda durante a estada, o Prof. Thiago também realizou um conjunto de visitas, palestras, aulas e reuniões em outras universidades europeias, como a Technische Universität Berlin (Alemanha), a Université de Paris I – Pantheon Sorbonne (França), a University of Surrey (Reino Unido) e a Breda University of Applied Sciences (Holanda). Esta extensão da viagem contou com recursos provenientes do Programa de Apoio a Novos Docentes (Edital 18, da PRP), disponível para professores contratados a partir de 2016.

Da esq. para a dir.: Yvone, Celiane, Miguel (Universidade de Breda – Holanda) e Thiago Allis (EACH/USP). Foto: Divulgação

Foto: Thiago Allis

Como resultado, vários convênios de colaboração vêm sendo desenhados com estas instituições, especialmente no campo da pesquisa e da mobilidade estudantil e de docentes. Em realidade, o estreitamento destes vínculos já está em curso em várias frentes. Por exemplo, a EACH e a Universidade de Breda – além de outros centros de pesquisa e ensino no Canadá, na China e na Nova Zelândia – são reconhecidas como Centros Mundiais de Excelência em Lazer; e com a Pantheon Sorbonne, a EACH já compartilha a Cátedra UNESCO de Cultura, Turismo e Desenvolvimento. Ainda assim, até agora, não existem convênios de cooperação firmados com estas instituições, o que, muito em breve, deverá ser atualizado.

Coincidindo com a criação do doutorado em turismo, na EACH, a expansão desta rede de cooperação contribui para o desenvolvimento de um projeto de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Turismo, da EACH e da universidade como um todo.

Escola de Ciência Avançada em Mobilidades

Thiago e Bianca organizam, desde 2017, a Escola de Ciência Avançada em Mobilidades, trazendo a São Paulo mais de 20 professores e estudantes de mestrado e doutorado, brasileiros e estrangeiros, com pesquisas que, a partir de várias origens disciplinares, relacionam-se com mobilidades. Na primeira edição foram mais de 100 participantes de vários estados do Brasil, Argentina e Portugal. Em 2019, a escola terá por tema  “(Des)Igualdades em movimento (I)Mobilidades e o urbano na América Latina” e acontecerá entre 13 e 15 de março de 2019.  A programação – que se divide entre a FFLCH e a EACH – e outros detalhes da escola podem ser encontrados no site do evento.

* Com informações do Programa de Pós-Graduação em Turismo da EACH