Professor de Gestão Ambiental investiga se usinas hidrelétricas promovem desenvolvimento nos municípios alagados

Postado em 13 de outubro de 2016

Confira a seguir as informações descritas pelo pesquisador Evandro Mateus Moretto, professor do curso de Gestão Ambiental da EACH/USP, que avalia o impacto causado pelas usinas hidrelétricas no desenvolvimento humano de municípios brasileiros que foram alagados por esse tipo de empreendimento. Uma parte desse trabalho foi publicada na revista Scientific Data, do grupo Nature, e o estudo contou com a participação de alunos e egressos da EACH, além de professores e colaboradores da University of Florida.

A divulgação da pesquisa é feita em parceria com a Comissão de Pesquisa (CPq) da EACH e tem como objetivo facilitar o acesso aos temas das pesquisas desenvolvidas na unidade. Em breve, as informações poderão ser encontradas também no site da Comissão de Pesquisa, formando um banco de dados.

Tema da pesquisa: Desenvolvimento humano de municípios brasileiros alagados por usinas hidrelétricas

Objetivos da pesquisa: Analisar os desempenhos de desenvolvimento humano de municípios brasileiros afetados por usinas hidrelétricas, como mecanismo para verificar a associação entre estes tipos de empreendimentos e o desenvolvimento local e regional.

Quando a pesquisa se iniciou: 2014.

Breve resumo sobre a pesquisa: As usinas hidrelétricas são responsáveis pela geração de intensos impactos ambientais negativos em seus locais de ocorrência durante suas fases de construção e operação. Por outro lado, também mobilizam localmente intensos recursos financeiros, recursos naturais e força de trabalho, em função dos quais as usinas hidrelétricas têm sido consideradas como capazes de induzir o desenvolvimento de suas localidades afetadas. Esta relação entre usinas hidrelétricas e o desenvolvimento local tem sido bastante controversa no campo da Avaliação de Impacto Ambiental, não havendo ainda no Brasil evidências empíricas de abrangência nacional que demonstrem o que ocorre com o desenvolvimento local a partir da ocorrência de usinas hidrelétricas.

Considerando o desenvolvimento municipal como uma modalidade de desenvolvimento local e adotando o conceito de desenvolvimento humano a partir das dimensões de renda, longevidade e educação, preconizadas por Amartya Sen, o trabalho teve como objetivo verificar evidências empíricas que permitam inferir sobre o papel das usinas hidrelétricas no desenvolvimento humano de seus municípios alagados. Para isso, foram consideradas 134 usinas hidrelétricas e os seus 641 municípios alagados, para os quais foram obtidos 155 indicadores de desenvolvimento humano para o período de 2000 a 2010.

Resultados obtidos: A partir de análises de correlação e respectivos testes de hipótese, ficou evidenciado que, quanto maior a área municipal alagada e quanto maior o tempo de alagamento sob o qual o município está submetido, menor é o desempenho de desenvolvimento humano dos municípios alagados por usinas hidrelétricas, especialmente em função de aumento da desigualdade social, da pobreza e dos menores desempenhos de longevidade e de educação.

Além disso, verificou-se também que a compensação financeira está associada com melhores desempenhos da renda municipal e com piores desempenhos de educação e de longevidade. Concluiu-se que o tamanho das áreas alagadas, o tempo de alagamento e a compensação financeira imprimem uma situação de enclave nos municípios brasileiros alagados por usinas hidrelétricas, em relação aos temas de educação e longevidade, frente ao qual os encadeamentos da força de trabalho, dos investimentos e da compensação financeira não são fortes o suficiente para reverter.

Nomes dos docentes e alunos envolvidos com a pesquisa, além de agências de fomento: O projeto foi financiado pela FAPESP e contou com a participação dos alunos e egressos de Gestão Ambiental da EACH/USP e do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental do IEE/USP. Sergio Mantovani Paiva Pulice, Nadia Lucia Zuca, Daniel Rondinelli Roquetti, Liviam Elizabeth Cordeiro Beduschi, Amanda Salles Praia, Claudia Parucce Franco Okamoto, Vinicius Leite da Silva Carvalhaes e Evandro Albiach Branco, além de professores e colaboradores da University of Florida.

• Quer saber mais informações sobre a pesquisa? Entre em contato com o professor Evandro Mateus Moretto: evandromm@usp.br