Programa de Pós em Mudança Social e Participação Política é representado em congresso na Espanha

Postado em 11 de outubro de 2019

Entre os dias 25 e 28 de setembro de 2019, o Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (ProMuSPP) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP foi representado pela pós-doutoranda e professora, Ana Luisa Howard de Castilho, no XXI INCUNA (Industria, Cultura, Natureza), em Gijón, Espanha. Foram duas apresentações dos resultados parciais da pesquisa: “São Bernardo do Campo: da indústria automobilística ao turismo industrial”, em coautoria com o supervisor da pesquisa e docente do programa, professor Marcelo Vilela de Almeida; e “Um lugar de onde se avistaria o mar”, sobre a Vila de Paranapiacaba e o turismo industrial.

“Geografias, geometrias e empregos” foi o tema central do Congresso que reuniu cem apresentações de pesquisadores e profissionais de 15 países de diferentes continentes. O INCUNA é um dos principais congressos sediados na Europa sobre o patrimônio industrial e suas interações.

Nesta 21ª edição, além de apresentações e painéis, houve um concurso de fotografia, uma exposição, uma mostra de cinema e um tour industrial pelas Asturias e pela Galícia, respectivamente, província e comunidade autônoma da Espanha, a destacar: Viavélez, Fábrica de Cerâmica de Sargadelos, A Pontenova, e Taramundi.

A professora Ana Luisa Howard de Castilho desenvolve a pesquisa junto à EACH com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Segundo o professor Marcelo Vilela, supervisor da pós-doutoranda, os resultados já vêm sendo divulgados e publicados, bem como, estão previstos exercícios práticos durante o ano de 2020.

Para saber mais sobre o congresso, acesse aqui.