Semana do Sono: Grupo de Pesquisa da EACH/USP cria espaço para dormir

Postado em 09 de março de 2018

O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Sono (GIPSO), da EACH/USP, está realizando até o dia 16 de março o projeto “Durma na EACH”.  A atividade está sendo desenvolvida no “deck”, localizado no terraço do edifício do Ciclo Básico da Escola, das 9h às 21h.

O “Durma” tem como finalidade colaborar para a criação e manutenção de uma experiência universitária mais humanizada, ao promover o cuidado e atenção à saúde da comunidade da USP, em particular ao sono de estudantes, funcionários (inclusive terceirizados) e docentes.

Nota-se cada vez mais na sociedade um elevado e crescente número de casos de estresse, depressão, ansiedade e outros transtornos relacionados à saúde. Isso se dá pela maneira com a qual a sociedade está organizada, demandando cada vez mais que o estudante e o trabalhador cumpra funções que em alguns casos é humanamente impossível. Na academia isso não é diferente, há casos de estudantes que cometem suicídio e que são acometidos pela depressão. Isso não deve ser naturalizado e precisa ser combatido.

A intenção é colaborar com uma discussão que visa transformar o trabalho e vivência universitária através da conscientização das pessoas sobre o sono e pelo oferecimento de meios de apoio à comunidade. Neste momento estão sendo criados espaços para dormir e repousar dentro dos campi, com objetivo também de integrá-los à assistência social, psicológica e até médica. Outras ações envolvem pesquisas sobre a saúde e o sono da comunidade universitária.

Esta é a segunda edição piloto (o primeiro foi realizado em outubro de 2017) e ficará aberto até o final da Semana do Sono (16 de março).

O projeto foi idealizado pelo professor Mario Pedrazzoli Neto, orientador do grupo de pesquisa, em conjunto com estudantes dos cursos de graduação em Gerontologia, Obstetrícia, Biomedicina, Educação Física e Saúde, Marketing e Têxtil e Moda da USP. A meta é que sejam criados espaços permanentes a partir do segundo semestre deste ano.

Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Sono

O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Sono (GIPSO) foi fundado em 2015 pelo professor Mario Pedrazzoli Neto e atualmente é composto por alunos de graduação, pós-graduação e docentes de diferentes especialidades da USP. As linhas de pesquisa são: cultura e sono; cronobiologia; genética e fisiologia molecular do sono; biologia e genética molecular da ritmicidade circadiana; genética epidemiológica dos fenótipos de sono; e psicobiologia do sono e ritmos circadianos.

O grupo tem como proposta unir ensino, pesquisa e extensão de forma a criar um debate horizontal entre a universidade e a sociedade civil, ressaltando seus trabalhos de extensão com ênfase na horizontalidade e irreverência ao transmitir seu conhecimento e suas ideias à comunidade.

Mais informações:

E-mail: gipso-each@usp.br