Dia Internacional da Matemática na EACH

Postado em 10 de março de 2020

Fonte: https://www.idm314.org/

 

O Dia Internacional da Matemática é uma celebração mundial promovida pela UNESCO e ocorre no dia 14 de março. A data também é conhecida como Pi Day, pois a data no formato mês-dia, 3-14 representa o número  com suas duas primeiras casas decimais.

A ideia de uma data como esta é divulgar à sociedade a importância da matemática. Deste modo, o curso de LCN se une a essas comemorações promovendo, nos dias 11 e 12 de março, um evento com oficinas e mesas redondas tratando de diversos aspectos da matemática, de sua história e dos processos de ensino-aprendizagem.

 

Dia 11 de março, quarta-feira

 

12 h 30 min – 14 h – Conversas sobre História da Matemática

Mesa-redonda com 

Rogério Monteiro de Siqueira (EACH-USP),

Zaqueu Oliveira (FE-USP e UFABC) e

Carlos Gonçalves (EACH-USP). 

A matemática em três momentos diferentes da história: a Antiguidade mesopotâmica, a Idade Moderna e o mundo contemporâneo. 

Local: Anfiteatro 2 – Ciclo Básico

 

 

14 h – 17 h – Barras de Napier e o Ensino de Aritmética

Oficina com 

Zaqueu Oliveira (FE-USP, UFABC)

Esta atividade se propõe a tratar de alguns aspectos da abordagem histórica nas aulas de matemática, nos seus aspectos teóricos e práticos.

Local: Sala de Aula 126 – Prédio I1

 

Dia 12 de março, quinta-feira

 

10 h  – 12 h – As muitas faces da Matemática

Comunicações e mesa-redonda com 

Alexandre Ferreira Ramos (EACH-USP): Aleatoriedade e biologia. Processos como o jogo de cara ou coroa, cujos resultados são previstos segundo sua chance de ocorrência, são chamados aleatórios. Essa é uma característica intrínseca dos fenômenos ocorridos no interior de uma célula. Discutiremos como a quantificação da aleatoriedade pode contribuir ao entendimento do fenômeno vida, sua diversidade e precisão.

Antônio Calixto Souza Filho (EACH-USP): os Teoremas de Gödel sobre inconsistência e incompletude.

Orlando Stanley Juriaans (IME-USP): as Álgebras de Colombeau como uma nova proposta de ver a realidade.  Isto será feita de uma forma que seja acessível a todos e possa levar a uma reflexão sobre que de fato estamos vendo.

Local: Sala de Aula 201 – Prédio I1

 

 

14 h – 16 h – Exposição de Matemática na EACH: ExpoMat

Coordenação: Rosana R. S. Vargas (EACH-USP).

Local: Prédio A1 – Primeiro andar.

 

 

Como chegar: 

DE TREM: Estação USP Leste – linha 12 da CPTM – cerca de 25 minutos de viagem, embarcando na Estação Brás, sentido Calmon Viana .
DE CARRO: Km 17 da Rodovia Ayrton Senna, no sentido do Aeroporto de Cumbica/Guarulhos.