GPP Debate: “Fiscalidade e o Papel do Estado: Uma homenagem a Amir Khair”

Postado em 29 de setembro de 2020

 

Dando sequência à série de lives, o projeto GPP Debate, vinculado ao Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP) da EACH/USP, tem a honra de convidar a todos para o debate “Fiscalidade e o Papel do Estado: Uma homenagem a Amir Khair”, que ocorrerá no dia 13 de Outubro, às 16h, ao vivo pelo canal GPP Debate no YouTube. Você pode acessar o canal por meio do endereço: https://www.youtube.com/channel/UCTpwtboLtG56uegyasFljjA.

No dia 11 de Setembro perdemos Amir Khair, um brilhante economista brasileiro, que contribuiu grandemente com os conhecimentos em finanças públicas e, consequentemente, com o debate sobre políticas públicas.

Amir foi engenheiro e mestre em finanças públicas pela EAESP/FGV, foi secretário de Finanças da Prefeitura de São Paulo (1989/92). Coordenou a elaboração do Manual de Orientação para Crescimento da Receita Própria Municipal da FGV-SP, sob o patrocínio do BNDES. Elaborou o Guia de Orientação para as Prefeituras – Lei de Responsabilidade Fiscal do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2000. Dentre os trabalhos que realizou, destacam-se as assessorias em gestão financeira nas prefeituras de Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Ipatinga, Londrina, Angra dos Reis e Juiz de Fora e a criação de um sistema de acompanhamento de gestão fiscal para a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Recentemente vinha atuando como consultor na área fiscal, orçamentária e tributária.

Nosso próximo GPP Debate, além de prestar homenagem a Amir, quer compartilhar seus trabalhos e difundir seus conhecimentos, para manter seu legado tão importante vivo.

O debate contará com a participação de:

Nelson Machado

Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP. Foi professor de Contabilidade na Universidade Federal de São Carlos – SP e na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis “Campos Sales”, em São Paulo. É autor do livro “Sistema de Informação de Custos: Diretrizes para a Integração ao Orçamento Público e à Contabilidade Governamental”, dentre outras obras. Ex Ministro da Previdência. Atualmente é professor na Escola de Economia de São Paulo/ FGV e Diretor do Centro de Cidadania Fiscal – CCIF.

José Roberto Rodrigues Afonso

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Ex Superintendente do BNDES. Atualmente é professor do programa de mestrado do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP; sócio de duas empresas de consultoria (Finance no Brasil e 3i em Portugal); e consultor independente, inclusive de organismos multilaterais.

Ursula Dias Peres

Professora Doutora da EACH/USP no Curso de Gestão de Políticas Públicas, é Especialista em Finanças e Orçamento Público, Pesquisadora do Cem/USP e foi pesquisadora Visitante no King’s College London entre 2019/2020. Possui graduação em Administração Pública pela EAESP/FGV, mestrado e doutorado em Economia pela EESP/FGV. Foi Secretária Adjunta de Planejamento, Orçamento e Gestão do Município de São Paulo.

Lauana Simplício Pereira

Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela EACH/USP, pesquisadora junior do CEM/USP e assessora parlamentar de orçamento e finanças na Assembleia Legislativa de São Paulo.


Ajude-nos na divulgação para levar esse debate tão importante para mais pessoas! Se inscreva no canal GPP Debate. Visite o site do curso de GPP.

Aguardamos a presença de todos!

 

Organização: Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP) da EACH/USP