IX Encontro de Obstetrícia

Postado em 11 de outubro de 2018

De 16 a 19 de outubro acontecerá o IX Encontro de Obstetrícia, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), organizado por alunas(os), egressas(os) e professoras(es) do curso de Obstetrícia.

A graduação em Obstetrícia, ainda a única no Brasil, forma profissionais para atuar no cenário de atenção à saúde da mulher, contexto este de altas taxas de mortalidade materna, violências, cesarianas e da criminalização do aborto; situações nas quais são negados direitos humanos às mulheres, marcando o controle da autonomia das(os) profissionais.

Com a temática Direito ao Corpo, o Encontro trará uma discussão sobre a realidade das mulheres, sobretudo as trans, negras e/ou indígenas e periféricas. Serão abordados os eixos Direitos Sexuais e Reprodutivos, Saúde da População Negra, LGBTQIA+. Além disso, entende-se que esses determinantes sociais afetam a Saúde Mental, e em busca de uma assistência baseada nos princípios do SUS de integralidade, equidade e universalidade, serão discutidos os temas mencionados acima, a fim de permitir uma formação, enquanto futuras(os) obstetrizes e profissionais da saúde, que prestam assistência integral à saúde das mulheres de forma plural e comprometida, a fim de lutar pela conquista e manutenção do direito à nossos corpos.

A programação contará com mesas de debates, grupos de trabalhos (GT’s), oficinas e apresentação artística.

O evento é gratuito e aberto ao público!

As inscrições podem ser feitas através do site: https://encontroobstetricia.wixsite.com/9encontro.

Certificados: para receber o certificado considerar-se-á a presença em 70% (3 dias ou períodos- manhã/tarde) da programação geral (mesas de discussão, GTs e rodas de conversa). As oficinas terão certificados a parte.

Como chegar:

DE TREM: Estação USP Leste [pegar o trem na Estação Brás sentido Calmon Viana – linha 12 da CPTM – cerca de 25 minutos de viagem].
DE CARRO: Km 17 da Rodovia Ayrton Senna no sentido do Aeroporto de Cumbica/Guarulhos.