Projeto Banca da Ciência

Email: bancadaciencia@gmail.com

Local: Escola de Artes Ciências e Humanidades
Data:

Inscrição: Laboratório de Desenvolvimento de Recursos Didáticos em Ciência da Natureza da EACH-USP. Edifício A2 – térreo, sala T- 08(3091-8192)

Público-alvo:

Objetivo: O objetivo do projeto Banca da Ciência é apresentar conceitos científicos de uma forma lúdica para estudantes da escola básica e para outros interessados. Para isso dispomos de um espaço de divulgação científica montado em uma estrutura de banca de jornal localizada dentro do campus da EACH-USP. Nesse espaço recebemos grupos de estudantes e professores de ciências para discutir conceitos científicos e, principalmente, suas aplicações em nosso cotidiano. Outra intenção da Banca é contribuir para aproximação entre o ensino de ciências e o hábito da leitura, não só como forma de estudo mas também como atividade de lazer. Para isso, além de experimentos nosso acervo conta também com publicações que vão desde livros e revistas científicas até obras de literatura infantil das quais podemos depreender conhecimentos científicos e principalmente mostrar que esses conhecimentos estão presentes em nosso dia-a-dia.
O projeto também busca divulgar os cursos oferecidos pela EACH-USP, especialmente a Licenciatura em Ciências da Natureza e o Bacharelado em Lazer e Turismo uma vez que o intuito da Banca é ensinar ciência a partir de atividades de caráter lúdico a um público mais amplo que o escolar.

Descrição: Visitas de grupos de escolas:
Grupos de escolas, organizados por professores ou coordenadores pedagógicos podem agendar visitas monitoradas ao espaço da Banca da Ciência. A visita, com duração de aproximadamente 90 minutos inclui a apresentação de experimentos científicos (muitos deles desenvolvidos com materiais de baixo custo) e uma breve apresentação dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos na unidade com um detalhamento maior nos curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Bacharelado em Lazer e Turismo, cursos com maior vocação para a formação de futuros divulgadores da ciência. Veja abaixo como agendar uma visita para o seu grupo. As visitas monitoradas são realizadas sempre às quartas-feiras às 10:00 ou às 15 :00horas.

Oficinas e Apresentações em Eventos:
Além das apresentações para grupos pré-agendados, a Banca da Ciência também participa de eventos internos da EACH-USP como as Feiras de Livros, Semanas de Cursos, etc.
Apresentações, oficinas e trabalhos desenvolvidos Banca da Ciência também são levados a eventos externos como: Simpósios Nacionais de Ciências, Física, Astronomia, FEBRACE, entre outros.

Como Agendar:
Para levar seu grupo a uma apresentação da Banca da Ciência é preciso agendar uma data e horário. Esse agendamento pode ser feito diretamente no Laboratório de Desenvolvimento de Recursos Didáticos em Ciência da Natureza da EACH-USP. Edifício A2 – térreo, sala T- 08 Ou pelo telefone 3091-8192 de segunda à quinta das 09:00 às 17:00 ou pelo e-mail bancadaciencia.each@gmail.com .

Histórico
O projeto Banca da Ciência vem sendo desenvolvido no campus da EACH-USP desde 2008. Inicialmente o atendimento ao público era realizado de forma esporádica quando da solicitação de algum docente, ou para participação em eventos que ocorriam no campus. Em 2010, com apoio do programa “Aprender com Cultura e Extensão”, foi também desenvolvida uma experiência de atendimento em determinados horários, de forma mais contínua, para o público interno da EACH (alunos, professores e docentes).
No final de 2011 o projeto passou a contar com um financiamento do CNPq o que possibilitou a organização em 2012 de um cronograma de visitas de grupos de escolas do ensino básico estabelecendo a Banca como um espaço de educação não-formal em ciências à disposição das escolas da região. A partir de 2013, com a aprovação de um novo projeto, no âmbito da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP a Banca da Ciência passa a ter dois novos objetivos: levar pequenas exposições, parte do seu acervo, para apresentação em eventos externos à EACH (congressos, férias de ciências, etc) e realizar intercâmbio com outras grupos de divulgação científica estabelecidos em outras universidades brasileiras. Começaremos esse processo de intercâmbio de experiências com o grupo responsável pelo Caminhão Com Ciência, projeto de divulgação científica itinerante da Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia.

Equipe responsável
Prof. Dr. Luís Paulo Piassi
Prof Dr. Emerson I. Santos
Equipe técnica
Prof. Esp. Ricardo Augusto V. Lacerda
Estagiários
Thiago Trujillano, Érica Prado, Ellen Prado.