Fomentos à Pesquisa e Bolsistas Produtividade

Atividades de Pesquisa Científica e Acadêmica têm custos, e demandam financiamentos para serem realizadas. Estes financiamentos/fomentos podem ser fornecidos pela própria Universidade, ao disponibilizar partes de seu Orçamento para este fim, ou podem ser buscados fora da Universidade. Neste sentido, os Sites da USP, das Pró-Reitorias, e da Pró-Reitoria de Pesquisa particularmente, são fontes de informação importantes para se tomar conhecimento de Editais, Verbas e Fomentos existentes.
Além dos muros institucionais, o Pesquisador também pode e deve buscar auxílio para financiar suas pesquisas através das Agências de Fomento. As principais Agências que atendem o público paulista são: FAPESP, CNPq, Capes, FINEP, INCT, entre outras.
Empresas públicas, privadas ou mistas também podem atuar como agências financiadoras de pesquisas, lançando editais ou chamadas. Alguns exemplos são: BNDES, Petrobrás, Vale, Natura, Ford, entre diversas outras.
Instituições governamentais, como Ministérios ou Secretarias também podem lançar editais ou chamadas. Ademais, instituições internacionais de fomento, também fazem parte do hall de financiadores às iniciativas e atividades vinculadas à pesquisa.
A seguir, veja duas tabelas com indicações de diversas agências financiadoras: Tabela Instituto Federal de Santa Catarina e Tabela Forum Permanente.

Veja abaixo alguns sites para identificar oportunidades de financiamento de pesquisa (fonte: SIBi-USP). Neles, o interessado indica os filtros pertinentes, e obtém os dados desejados:

Search Grants – http://www.grants.gov/web/grants/search-grants.html
Where to search for Funding – Science Magazine – http://www.sciencemag.org/careers/where-search-funding
National Science Foundation – http://www.nsf.gov/funding/


Bolsistas Produtividade CNPq

Modalidade: Produtividade em Pesquisa

Nível: 2*, 1D**

Programa: Programa Regular de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

Fonte: Mapa de Investimentos CNPq

CampoDescrição
Pesquisador Alex Antonio Florindo **
Área- Ciências da Saúde
- Educação Física
ResumoFormado em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco em 1996. É sanitarista e epidemiologista formado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Terminou seu doutoramento em Saúde Pública em 2003 pelo Departamento de Epidemiologia e realizou seu pós-doutoramento entre 2004 a 2006 pelo Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. É professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo desde 2006, onde fez a livre-docência no ano de 2009. É professor de epidemiologia da atividade física do curso de bacharelado em Educação Física e Saúde e dos cursos de pós-graduação em Ciências da Atividade Física e de Nutrição em Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Realizou seu pós-doutoramento pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Melbourne, Austrália entre 2016 a 2017.É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF) da Universidade de São Paulo e suas linhas de pesquisa são nas áreas de: métodos de avaliação da atividade física aplicados à populações; prevalência e fatores associados à prática de atividade física em populações; atividade física na prevenção de doenças e agravos em populações; e no estudo de intervenções para a promoção da atividade física em populações. É o atual presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (gestão 2018-2020).
Vigência
PesquisadorAndré Cavalcanti Rocha Martins*
Área- Ciências Exatas e da Terra
- Física
ResumoPossui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor associado - MS5 da Universidade de São Paulo. É pesquisador nas áreas de Sociofísica, Mecânica Estatística, Modelos Evolucionários e simulação de sistemas sociais e biológicos
Vigência01/03/2017 a 29/02/2020
PesquisadorCarlos Molina Mendes*
Área- Ciências Exatas e da Terra
- Física
ResumoPossui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2003). Em 2013 obteve o título de Professor Livre-Docente pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Relatividade e Gravitação e Teoria de Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: física de buracos negros, modelos de universos brana e correspondências gauge-gravidade
Vigência01/03/2016 a 28/02/2019
PesquisadorCristiano Mazur Chiessi **
Área- Ciências Exatas e da Terra
- Geociências
ResumoCristiano M. Chiessi possui graduação (2001) em Geologia pelo Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, mestrado (2004) em Geociências (com ênfase em Geologia Sedimentar) pelo IGc - USP e doutorado (2008) em Ciências Naturais (com ênfase em Paleoceanografia e Paleoclimatologia) pela Universidade de Bremen, Alemanha. Entre 2008 e 2009, desenvolveu pesquisas nos campos da Paleoceanografia e Paleoclimatologia no âmbito do seu pós-doutorado junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atualmente, é professor associado (1) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, além de líder do subgrupo Paleoclima do Núcleo de Apoio à Pesquisa - Mudanças Climáticas (INCLINE) da USP, do Laboratório de Paleoceanografia e Paleoclimatologia (P2L) da EACH e bolsista de produtividade em pesquisa (1D) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É membro do Scientific Steering Committee do Past Global Changes (PAGES) e do Science Evaluation Panel do International Ocean Discovery Program (IODP). Atuou no Grupo de Trabalho 1 (Base científica das mudanças climáticas) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleoceanografia, Paleoclimatologia e Mudanças Climáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: mudanças climáticas abruptas, célula de revolvimento meridional do Atlântico, variabilidade climática multi-decenal, geoquímica de carbonatos e de sedimento total, Quaternário Superior, América do Sul, e Atlântico Sul. Durante sua carreira, interagiu com mais de 400 pesquisadores por meio de coautorias em trabalhos científicos
Vigência01/03/2017 a 28/02/2021
PesquisadorDiego Antonio Falceta Gonçalves *
Área- Ciências Exatas e da Terra
- Astronomia
ResumoProfessor Associado - MS-5, em regime de dedicação exclusiva, na EACH - Universidade de São Paulo. É Bacharel em Física com Habilitação em Astronomia pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2000). Concluiu seu Doutorado em Astronomia, pelo IAG - Universidade de São Paulo, em 2005. Obteve seu título de Professor Livre-Docente, pelo Departamento de Astronomia do IAG-USP, em 2011. Pós-doutorados na Universidade de Wisconsin - EUA (2007 - 2008) e University of St. Andrews - Reino Unido (2013 - 2015). Foi Professor Adjunto na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), de 2006 à 2010, onde participou da criação do mestrado acadêmico em Astronomia da instituição e do planetário itinerante Cruzeiro do Sul, do qual foi coordenador de 2008 a 2010. Na EACH-USP, implantou e foi coordenador do curso de Aperfeiçoamento em Astronomia para professores (EaD), vinculado ao INCT-Astrofísica, de 2010 a 2013. Atua na área de Astronomia, ênfase em Astrofísica de Plasmas com aplicações em Astrofísica Estelar, Galáctica e Extra-Galáctica. É membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e da União Astronômica Internacional (IAU)
Vigência01/03/2015 a 28/02/2018
PesquisadorFátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques *
Área- Engenharias
- Ciência da Computação
ResumoProfessora associada da Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e Doutora em Ciências (Física Computacional) pela Universidade de São Paulo. Livre-docente pela Universidade de São Paulo na área de Processamento Gráfico. Suas pesquisas são predominantemente na área de Computação, com ênfase em Realidade Virtual, Processamento de Imagens, Recuperação de imagens e modelos tridimensionais por conteúdo. Vários de seus trabalhos são aplicados na área de saúde, estabelecendo interfaces com a área de Engenharia Biomédica
Vigência01/03/2017 a 29/02/2020
PesquisadorFernando Henrique Magalhães *
Área- Ciências da Saúde
- Educação Física
ResumoProfessor Associado (Livre-Docente) da Universidade de São Paulo (USP), atuando no curso de Bacharelado em Educação Física e Saúde (EFS) e no programa de pós-graduação em Ciências da Atividade Física (PPG-CAF) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2005), especialização em Fisioterapia Músculo-Esquelética pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP, 2006), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC, 2007), doutorado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (IP-USP, 2011) e pós-doutorado no Laboratório de Engenharia Biomédica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LEB-EPUSP, 2012). Tem experiência nas áreas de Comportamento Motor, Neurociências e Engenharia Biomédica, com ênfase nos seguintes tópicos: neurofisiologia, integração sensório-motora, controle motor, biomecânica, controle postural.
Vigência
PesquisadorFlávia Mori Sarti *
Área- Ciências Sociais Aplicadas
- Ciências da Saúde
ResumoBacharelado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Bacharelado em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Doutorado direto com foco em Economia da Saúde e Nutrição pela Universidade de São Paulo (PRONUT-FCF/FEA/FSP-USP). Professora associada (nível 2) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), área de concentração de Economia e Políticas Públicas. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Modelagem de Sistemas Complexos (GRIFE) desde 2006. Orientadora de pós-graduação nos programas de Modelagem de Sistemas Complexos (EACH-USP) e Nutrição em Saúde Pública (FSP-USP). Experiência na coordenação de projetos de pesquisa na área de Economia Aplicada, especialmente em Economia da Saúde, Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição e Avaliação de Tecnologias em Saúde. Temáticas de interesse: avaliação de tecnologias em saúde; avaliação econômica de programas em saúde; políticas públicas de saúde, alimentação e nutrição; marketing nutricional; cadeias de produção e padrões de consumo de alimentos.
Vigência
PesquisadorFlávio de Oliveira Pires*
Área- Ciências da Saúde
- Educação Física
ResumoConcluiu Doutorado Direto pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) em 2010, com período sanduíche na Research Unit for Exercise Science and Sports Medicine da University of Cape Town (UCT) em 2009. Concluiu Pós-Doutorado pela EEFE-USP em 2012, com estágio na Research Unit for Exercise Science and Sports Medicine da UCT em 2011. Esteve em visita técnica à Universidade de Northumbria (Newcastle, UK) e University of Essex (Colchester, UK) em 2012. É coordenador do GEPsE (Grupo de Estudos em Psico-fisiologia do Exercício; CNPq) e seus projetos têm investigado respostas fisiológicas (centrais e periféricas), psicológicas e de desempenho, em diferentes modelos de exercício
Vigência01/03/2017 a 29/02/2020
PesquisadorKathia Maria Honorio *
Área- Ciências Exatas e da Terra
- Química
ResumoPossui graduação em Química pelo Instituto de Química de São Carlos (USP), mestrado e doutorado em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (USP). Realizou estágio de pós-doutoramento em Química Medicinal e Computacional no Instituto de Física de São Carlos (USP). Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: química medicinal, modelagem molecular, canabinóides, métodos químico-quânticos e quimiométricos. É assessora de revistas científicas, como também de agências de fomento como FAPESP, CNPq e FAPEPI. Possui mais de 60 artigos científicos publicados, diversos trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, capítulos de livros publicados na área de química medicinal-computacional e é coordenadora de projetos de pesquisa financiados pela FAPESP e CNPq. Recentemente, foi laureada com o Prêmio "Para Mulheres na Ciência", concedido pela L´Oréal, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências. Participou de bancas examinadoras de mestrado, doutorado e trabalhos de conclusão de curso, além de bancas de comissões julgadoras de concursos públicos para contratação de docentes
Vigência01/03/2016 a 28/02/2019
PesquisadorLuís Paulo de Carvalho Piassi *
Área- Outra
- Divulgação Científica
ResumoProfessor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Bacharel e Licenciado em Física pela USP (1990), Mestre em Ensino de Ciências pela USP (1995), Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Livre-Docente em Artes, Cultura e Lazer pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (2012). Orientador do programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação USP e do programa Estudos Culturais da EACH/USP. Realiza pesquisa em estudos culturais da comunicação e educação em ciências, com foco em ficção científica e fantasia, culturas juvenis e infantis. É líder do grupo de pesquisa INTERFACES - Interfaces e Núcleos Temáticos de Estudos e Recursos da Fantasia nas Artes, Ciências, Educação e Sociedade e do projeto Banca da Ciência
Vigência01/03/2017 a 29/02/2020
Pesquisador Mônica Sanches Yassuda **
Área- Ciências Humanas
- Psicologia
- Gerontologia
ResumoBacharel em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade da Flórida, Livre Docente pela USP (2011). Atualmente é professora titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH USP, atuando no Bacharelado em Gerontologia. Ensina e pesquisa temas relacionados à Psicologia do Envelhecimento, como: cognição e envelhecimento, memória, meta-memória, treino cognitivo, demências, neuropsicologia do envelhecimento. Coordenadora do Bacharelado em Gerontologia, nos biênios 2009-2011 e 2011-2013. Presidente da Comissão de Graduação na EACH USP no biênio 2011-2013. Conselheira no Conselho Estadual do Idoso representando a Secretaria do Ensino Superior, no biênio 2009-2011. Membro do Comitê Estadual de Referência em Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Eleita Diretora da EACH USP com mandato entre 2018 e 2022. Orientadora do Programa de Pós Graduação em Gerontologia da EACH USP e da UNICAMP e em Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Mantém parceria em pesquisas com a Universidade de Edimburgo, Universidade Heriot Watt, Universidade de East Anglia e Universidade de Pádova. Pesquisadora responsável pelo Projeto Temático FAPESP 16/00084-8 Estudo de seguimento das coortes de Campinas e de Ermelino Matarazzo do estudo FIBRA: preditores e desfechos da fragilidade em idosos no Brasil.
Vigência
PesquisadorPatricia Cristina Baleeiro Beltrão Braga
*
Área- Ciências da Saúde
- Biologia
ResumoBióloga, com mestrado em Virologia e doutorado em Biologia Molecular, ambas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Fez dois pós-doutorados no Brasil, um na Faculdades de Medicina (Biologia Celular) e outro na Faculdade de Medicina Veterinária (Biologia Celular e Terapia Celular) da Universidade de São Paulo. Fez um pós-doutorado sabático em Neurociências na University of California San Diego (UCSD). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade (ICB) de São Paulo e Pesquisadora permanente da Plataforma Científica Pasteur-USP (SPPU), unidade membro internacional dos Institutos Pasteur. Como linha de pesquisa atua investigando os mecanismos de doenças genéticas e infecciosas que afetam o SNC, utilizando a modelagem de doenças a partir de células iPSC humanas, tendo como principais alvos o Autismo e a Síndrome Congênita causada pelo Zika vírus. Dentre seus projetos no Laboratório de Modelagem de Doenças do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Drª Patrícia é a responsável pelo "Projeto A Fada do Dente", iniciativa brasileira que utiliza as células-tronco dos dentes de leite de crianças autistas para estudar os mecanismos envolvidos no Autismo. Seu grupo foi o responsável por provar a relação causal do Zika vírus com a microcefalia usando organóides cerebrais e modelos animais.
Pesquisador Regis Rossi Alves Faria
Área- Ciências Sociais Aplicadas
- Engenharias
Resumo Possui graduação em Engenharia Elétrica (UFMG, 1990), mestrado (1997) e doutorado (2005) em Engenharia Elétrica pela USP. Pós-doutorado na Linköpings Universitet (Suécia, 2009) e na University of Sheffield (Inglaterra, 2010). Professor Doutor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Coordena o Laboratório de Áudio e Tecnologias Musicais (LATM) e o Núcleo de Engenharia de Áudio e Codificação Sonora (NEAC) junto ao Laboratório de Sistemas Integráveis em São Paulo (LSI-EPUSP). Pesquisador associado ao Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI-USP) e do Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom-USP). Tem experiência na área de engenharia e computação, atuando principalmente em computação musical, engenharia de áudio, processamento de sinais, áudio espacial, música digital e sistemas sonoros interativos. Participou no desenvolvimento das normas de áudio do Sistema Brasileiro de TV Digital (ISDB-Tb). É membro da Audio Engineering Society (AES), da Comissão Especial em Computação Musical da Sociedade Brasileira de Computação (CECM-SBC), e da Comissão ABNT CE-021:000.029 Estudo de Codificação de Áudio, Imagem, Multimídia e Hipermídia (MPEG).
Vigência17/03/2018 a 17/03/2021
PesquisadorRodrigo Hirata Willemart *
Área- Ciências Biológicas
ResumoPossui graduação em Ciências Biológicas (2000) e doutorado em Zoologia pela USP (2005). Durante o doutorado trabalhou na França (Université de Bourgogne) e na Argentina (Universidad Nacional de Córdoba). De 2006 a 2007 realizou pós-doutorado nos EUA na University of Nebraska e pesquisa na Harvard University. Foi pós-doutorando no Instituto de Biociências da USP em 2008, realizou pesquisa em 2014 na Aberystwyth University em País de Gales e foi professor visitante na Université de Paris XIII em 2015. Desde 2008 é professor na USP-Leste (Escola de Artes, Ciências e Humanidades). É credenciado nos Programas de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da UNIFESP e em Zoologia do Instituto de Biociências da USP. Atua principalmente nos seguintes temas: ecologia sensorial, interação presa-predador e comportamento de aracnídeos (Arachnida). Coordena o laboratório LESCA (Laboratório de Ecologia Sensorial e Comportamento de Artrópodes), cujo site está em: http://each.uspnet.usp.br/willemart/
Vigência01/03/2017 a 29/02/2020
PesquisadorWagner Pralon Mancuso
*
ÁreaCiências Sociais
ResumoPossui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (1993), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor doutor, nível 2, da Universidade de São Paulo. É professor e orientador credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política (FFLCH) e Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo. É bolsista de produtividade do CNPq, nível 2 (2018-2021). Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Ciência Política - ABCP (diretoria de pesquisa), eleito para o biênio 2016-2018. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos de interesse e de pressão, lobby, ação política empresarial, financiamento político e análise do processo decisório.