Iniciação Científica Voluntária

Regras Para Realização de Iniciação Científica Voluntária na EACH

(IC Sem Bolsa)

A) Como Iniciar uma IC Voluntária:

I. O Docente Orientador deverá ser da EACH. O aluno, entretanto, poderá ser de outra Unidade USP, e inclusive de outras Instituições de Ensino Superior. Ambos não devem possuir pendências junto à CPq/EACH.
Alunos que não sejam da USP deverão ser cadastrados previamente pela Secretaria da CPq/EACH (entregar por email cópias do RG, CPF e  econtatos de telefone, email e endereço).

II. Podendo ser iniciada em qualquer período do ano, o prazo  para concluir uma IC Voluntária é de 01 ano e 480 horas (máximo de 80 horas mensais), e o aluno deverá encontrar-se ainda matriculado na graduação ao concluí-la.

B) Como cadastrar IC Voluntária no Sistema Atena:

I. O docente deverá clicar em Programas- Iniciação Projetos. Depois, em “+ Inserir” acima do formulário de busca; preencher todos os campos (projeto, aluno, orientador, fontes de recursos, comitê de ética, arquivo e bolsa PIBI: sem fomento).

II. Após avaliação e aprovação por um parecerista do projeto, o orientador deverá acessar a aba Fontes de Recurso para fazer o download do Termo de Aceite. Com o Termo de Aceite assinado pelo aluno e Comissão de Pesquisa, o supervisor deverá fazer o upload do arquivo digitalizado no sistema.

O docente é responsável em inserir frequência mensal do aluno, relatório parcial após 06 meses e relatório final após 12 meses, além de solicitar a participação do aluno no SIICUSP.

C) Como Certificar uma IC Voluntária:

O estudante receberá Certificado de conclusão de Iniciação Científica ou de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, emitido pela Pró- Reitoria de Pesquisa, após o cumprimento dos seguintes requisitos:

I. entrega de relatório das atividades desenvolvidas, aprovado pela Comissão de Pesquisa, semestralmente;
II. entrega de relatório final aprovado pela Comissão de Pesquisa, quando da conclusão do projeto;
III. cumprimento de 480 horas de atividades de pesquisa, preferencialmente dentro do período de 12 meses;
IV. apresentação do trabalho no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP.

D) Como Cancelar uma IC Voluntária:

Na desistência do projeto, o orientador é o responsável por informar de imediato o cancelamento à Secretaria da Comissão de Pesquisa, por email, justificando e informando a data de encerramento das atividades.

O não cumprimento desta, gerará obrigações e penalidades junto à Pró-Reitoria de Pesquisa.

 

Toda e qualquer situação excepcional será tratada pela Comissão de Pesquisa da EACH (CPq/EACH).

 

Fonte: http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copq-no-7236-de-22-de-julho-de-2016