Ações de Internacionalização | CRInt

Criada por meio da portaria  001/11 de 2011 e renovada pela portaria 43/14 de 2014, a CRInt nasceu com o propósito de auxiliar a EACH a estabelecer relações acadêmicas com instituições de educação e pesquisa de nível superior internacionais; viabilizar o intercâmbio de alunos e visitas de docentes e pesquisadores  estrangeiros  à EACH, bem como, visitas de docentes e pesquisadores da EACH a Instituições estrangeiras.

É  recente a formalização das atividades desta secretaria, mas atividades relativas à internacionalização da Escola são realizadas desde 2006, quando enviamos nossa primeira estudante para um intercâmbio no Reino Unido. De lá pra cá, auxiliamos mais de 350 alunos da EACH a realizarem o sonho do intercâmbio e recebemos mais de 170 alunos estrangeiros, foram também celebradas parcerias estratégicas com cerca de 50 Instituições internacionais.

Esses números prometem aumentar, considerando que somos uma Escola jovem, completaremos 11 anos em 2016, e temos profundo interesse em ampliar as parcerias, por meio de convênios acadêmicos, principalmente os de duplo-diploma e duplo-título, que são prioridades para esta gestão.

Atualmente temos empregado esforços para a criação de um Centro de Línguas que atenda a comunidade acadêmica da USP – Leste. São ainda tímidas as ações neste sentido, mas, futuramente, esperamos poder oferecer aos alunos brasileiros e estrangeiros cursos presenciais de inglês, francês, espanhol e português para estrangeiros. Enquanto ainda não podemos dispor de espaço físico e pessoal capacitado para o Centro de Línguas da EACH, nossos alunos são orientados a frequentarem os cursos oferecidos no Campus USP Butantã e a Universidade de São Paulo, por meio da AUCANI, tem oferecido cursos de idiomas em plataformas virtuais para atender as demandas de toda a comunidade USP.

Caminhamos também para a 3º edição do Seminário de Relações Internacionais da EACH, evento cujo objetivo é reunir as experiências de intercâmbio dos alunos com as dicas e conselhos  dos coordenadores de convênios internacionais. O evento visa  auxiliar alunos interessados em aplicar para um intercâmbio   e outros docentes interessados em coordenarem parcerias internacionais, além disso, é uma forma de dar visibilidade as ações de internacionalização da Escola.

Apesar dos imprevistos que, invariavelmente, estamos  à mercê, nossa meta é suplantar os problemas com criatividade, dando lugar às alternativas sustentáveis e adaptando-as a realidade da EACH, uma unidade singular  dentro da Universidade de São Paulo.

Compartilhamos com todos os depoimentos gentilmente feitos pelos alunos, ex-intercambistas, da EACH.