Disciplina “Carreiras de Impacto no Setor Público” de GPP faz sucesso entre os alunos

Postado em 07 de maio de 2020

A disciplina optativa Carreiras de Impacto no Setor Público” do curso de Gestão de Políticas Públicas tem se demonstrado um sucesso. Isso pode ser medido pelo engajamento dos alunos matriculados que, mesmo com as limitações ocasionadas por conta da pandemia do novo Coronavírus, têm acompanhado todas as aulas virtuais.

De acordo com o professor Fernando Coelho, coordenador da disciplina, “a média é de 80% de presença nas aulas online e o mais bacana é que os alunos ‘abrem a câmera’ durante as aulas. Serve também como um momento de troca, com leveza, diante das dificuldades que eles estão vivenciando neste período de isolamento social”.

O grande interesse pela disciplina está baseado, para o professor, no fato das aulas mesmo em EAD serem bastante dialogadas e nas reflexões que são realizadas, permitindo descobertas de ordem pessoal em termos de projeto de vida e carreira. “O ponto forte desta disciplina, desculpando-me pelo trocadilho, é permitir que os alunos descubram os seus pontos fortes individualmente e reflitam como utilizá-los na construção de suas carreiras”, avalia ele.

A disciplina conta com a parceria da ONG Vetor Brasil, que tem como foco o desenvolvimento de carreiras. De acordo com o professor Coelho, a “ONG Vetor Brasil se especializou no Brasil em processos seletivos para alocar jovens recém-formados, como trainees, nos governos pelo Brasil afora. No ano de 2019 eles ministraram uma disciplina experimental no curso de graduação de Administração Pública da FGV-SP. E, então, no final de 2019, propuseram replicar a experiência, com as devidas adaptações, para o bacharelado em GPP”.

A partir disso, a disciplina foi modelada prevendo aulas que integram atividades de análise e descobertas dos alunos sobre suas competências pessoais e profissionais por meio de seminários realizados com alunos egressos de GPP cujos testemunhos ilustram e inspiram projetos de carreira na administração pública e nas organizações da sociedade civil. Os ex-alunos atuam em diversos segmentos do mercado de trabalho e apresentam suas diferentes experiências profissionais.

As aulas também contam com a presença de convidados. Em todas elas sempre estão presentes três consultoras da Vetor Brasil, uma monitora, além do professor Fernando Coelho. “Em metade das aulas contamos com a presença de um convidado egresso de GPP. Já tivemos três rodas de conversa com egressos – Marília Ortiz, Subsecretária de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Niterói; Vinicius Félix, Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura de São Paulo; e Tamara Crants, Consultora, Professora e Empreendedora Cívica. Ainda receberemos mais sete egressos até o final da disciplina, ilustrando diferentes trajetórias/segmentos profissionais que nossos ex-alunos percorrem. A ideia é sempre ilustrar a diversidade e amplitude do mercado de trabalho de GPP, como destacado em material que desenvolvemos no triênio 2017-2018-2019.” Veja o material aqui. Confira também a notícia veiculada no Jornal da USP.

Ensino EAD

A disciplina foi organizada, inicialmente, para ser ofertada de forma presencial. Diante do engajamento dos alunos nas aulas online, pode-se dizer que o desafio da impossibilidade de aulas presenciais por conta da pandemia foi superado. “A adaptação para o online foi muito bem idealizada, com um processo de acolhimento dos alunos, compreensão das dificuldades com alguns com a internet e equipamentos. Os alunos apreciam muito a disciplina, pois ela foge do convencional, sai da ‘caixinha’ conteudista e entra na esfera comportamental e desenvolvimento de soft-skills,” ressalta o professor Coelho.

No momento, os conteúdos da disciplina podem ser acessados apenas pelos alunos matriculados. Como há depoimentos pessoais no decorrer das aulas, existe a preocupação em não expor essas informações para o grande público. No entanto,  o professor destaca que em breve os vídeos dos diálogos com os egressos serão editados e disponibilizados para o acesso de todos.