Acordar uma hora mais tarde pode melhorar o desempenho acadêmico e o humor de adolescentes na Escola

Postado em 05 de agosto de 2022

Um estudo que contou com a participação do professor da EACH/USP, Mário Pedrazzoli, mostrou que acordar um pouco mais tarde para ir à escola pode aumentar o desempenho acadêmico, melhorar o humor e até mesmo reduzir sintomas de depressão em adolescentes.

O estudo foi realizado em uma escola da cidade paranaense de Palotina, com 48 adolescentes. Eles usaram um dispositivo de pulso que registrou os ciclos de sono e tempo acordados durantes três semanas.

Nas semanas A e C, a escola iniciou as suas atividades no horário normal, às 7h30. No entanto, durante a semana B, as aulas se iniciaram às 8h30. Isso deu uma hora a mais de sono para o grupo de adolescentes que participaram do estudo.

No geral, os adolescentes relataram sentir-se menos deprimidos, irritados, tensos e cansados ​​na escola, descobriram os acadêmicos durante a semana B. “O horário de início da escola mais tarde é eficaz para aumentar a duração do sono, melhorar a sonolência e o perfil de humor”, diz o estudo publicado na revista  Sleep Health .

De acordo com os pesquisadores, o ritmo circadiano – ciclo de 24h de nosso relógio biológico – dificulta a vida dos adolescentes quando a ordem do dia é acordar muito cedo.

Antes da puberdade, o corpo induz sonolência por volta das 20h ou 21h, mas quando a puberdade se inicia, esse ritmo muda para 22h ou 23h.  Como o ritmo circadiano em muitos adolescentes naturalmente estimula o corpo a ficar acordado até mais tarde, acordar cedo pode não ser uma tarefa muito fácil.

Participaram do estudo o professor Mário Pedrazzoli, da EACH/USP; Fernando Louzada, da UFPR; Felipe Beijamini, da UNILA; Laura Araujo, da UNILA; Sindiéli Bianchin, da UFFS.