Agricultor francês visita a EACH para debate sobre turismo rural

Postado em 01 de outubro de 2019

A EACH/USP sediou, no dia 24 de setembro, a Roda de Conversa Internacional: Agroturismo como estratégia de inovação sustentável no meio rural com as participações de Jean-Marrie Perrier (agricultor, cofundador da Associação da Accueil Paysan, França), Thaíse Costa Guzzatti (UFSC e cofundadora da Associação Acolhida na Colônia) e Alan Leblanc (agricultor do Acolhendo em Parelheiros). Nesta passagem por São Paulo, Jean-Marie Perrier visitou propriedades rurais e um equipamento social em Parelheiros, quando compartilhou suas experiências como cofundador da Associação Accueil Paysan, que tem inspirado ações no Brasil – como a Acolhida na Colônia (em Santa Catarina) e, agora, o Acolhendo em Parelheiros, em São Paulo.

Estes eventos coincidem com a programação do  projeto Acolhendo em Parelheiros: Partilha de Saberes e Fazeres aprovado pelo edital Empreendedorismo Social 2019 da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, sob coordenação da mestranda da EACH Isabel Santos Mayer (PPGTur), com supervisão dos professores Thiago Allis (PPGTur) e Marcelo Vilela de Almeida (PROMUSPP). O projeto conta também com a participação da mestranda Lucélia Borges Pardim (PROMUSPP) e parceria da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia e do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (Ibeac).

A primeira atividade do projeto aconteceu em 31 de agosto de 2019, com uma visita de um grupo de 37 docentes e discentes de graduação e pós-graduação da EACH. Foi uma oportunidade para conhecer a história das propriedades rurais, dos projetos sociais e do empreendimento de alimentação saudável em Parelheiros. Neste dia, aconteceram várias atividades “mão na massa” nas Ruas Adotadas do bairro, plantio de mudas, confecção de tinta de terra e pintura de muros e bancos, preparo de alimentos com plantas alimentícias não-convencionais (PANCs) e muita interação entre visitantes e anfitriões. Estas visitas buscam uma aproximação entre o urbano e o rural, estudantes e trabalhadores, combinando informação e troca de saberes e fazeres.

No próximo dia 2 de outubro,  acontecerá um novo encontro com Thaíse Guzzatti, representantes do GAP e participantes do projeto Acolhendo em Parelheiros. Será uma oportunidade de dar sequência à primeira visita realizada a Parelheiros e conhecer mais a Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia e o Acolhendo em Parelheiros, para refletir sobre as primeiras observações e desafios apontados por quem já visitou o território e, também, como atividade da Disciplina Intervenções Profissionais em Turismo, do curso de Lazer e Turismo da EACH. O evento é aberto para todos os interessados.

Diálogo “Conectando experiências: Acolhendo em Parelheiros”

Data: 2 de outubro de 2019

Local: Anfiteatro 1 (Ciclo Básico) da EACH

Não é necessária inscrição prévia.

Acesse o site: Acolhendo em Parelheiros

*Com informações de Isabel Santos Mayer