Aluna da EACH conquista o Prêmio CAPES de Tese e o Prêmio Tese Destaque USP, ambos da área de Ciências Ambientais

Postado em 01 de dezembro de 2022

Aluna de uma das primeiras turmas do bacharelado em Gestão Ambiental da EACH, a pesquisadora Mariana Cardoso Chrispim encerrou o ano de 2022 com duas excelentes notícias. Ela conquistou dois importantíssimos prêmios: o Prêmio CAPES de Tese e o Prêmio Tese Destaque USP.

No Prêmio Tese Destaque USP, apenas uma tese foi premiada em cada uma das 14 grandes áreas. A avaliação considerou critérios como originalidade do trabalho e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social.

Com nível nacional, o Prêmio CAPES de Tese recebeu 1.266 inscrições. Apenas uma tese foi premiada em cada uma das 49 áreas de Avaliação da CAPES.

“Fico muito feliz e honrada com esse reconhecimento da pesquisa e de minha atuação profissional através da conquista destes dois importantes prêmios de melhor tese. É uma forma de valorizar os inúmeros esforços durante o período do doutorado e uma forma de motivação para seguir em frente” afirmou Mariana Chrispim após a premiação.

Mariana sempre esteve envolvida em projetos de pesquisa, com bolsas de iniciação científica PIBIC e IC-FAPESP, em temas relacionados ao saneamento ambiental. Seu trabalho de IC e de conclusão de curso foi apresentado em eventos nacionais e internacionais, publicado em importante periódico internacional da área ambiental.

Ao finalizar a graduação, a pesquisadora foi aprovada no mestrado na Faculdade de Saúde Pública da USP. Em 2016 ingressou no doutorado PPg Sustentabilidade, sendo aprovada em 1º lugar no processo seletivo. Durante a pós-graduação participou de congressos e summer schools em vários países como Finlândia, China, EUA, Alemanha. No segundo ano do doutorado se inscreveu no edital PDSE da CAPES, para o que seria o doutorado “sandwich” e resultou na dupla-titulação.

De acordo com o professor Marcelo Nolasco, vice-presidente da Comissão de Pesquisa da EACH: “esse conjunto de experiências, aliado ao talento e dedicação da pesquisadora, naturalmente resultaria em algo ainda inédito na EACH e provavelmente em toda a USP: obter simultaneamente dois títulos de doutorado (DSc e PhD) além dos prêmios Tese Destaque USP (área Interdisciplinar) e Prêmio CAPES de Tese Edição 2022 (área Ciências Ambientais).”

As pesquisas realizadas por Mariana Chrispim, assim como anteriormente a do pesquisador Vitor Cano (ex-aluno de Gestão Ambiental e também agraciado com os prêmios “Tese USP Destaque” e “Prêmio Capes de Tese – menção Honrosa, segundo lugar no Brasil) estão alinhados aos diversos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Ambos os estudos terão continuidade com os novos alunos de pós-graduação e pós-doutorandos do grupo de pesquisa: “Água, Saneamento e Sustentabilidade” – GEPASS e Laboratório de Tecnologias Ambientais (LabSanTec), sediados na EACH.

“Para que estes resultados fossem alcançados, o apoio da Unidade, do PPg Sustentabilidade, CPG e de agências de fomento como a FAPESP e Capes para viabilizar as pesquisas foram fundamentais. As parcerias mais recentes têm ampliado as fronteiras e participam das pesquisas, também pesquisadores de universidades da América Latina, dos EUA e Europa. Novas propostas de pesquisa estão em andamento, ampliando-se a oferta de oportunidades para que outros estudantes e jovens pesquisadores da EACH e de outras organizações possam iniciar ou avançar na carreira científica”, concluiu o professor Marcelo Nolasco.

Sobre a tese de doutorado premiada

O título da tese de Mariana é: “Resource recovery from wastewater treatment: challenges, opportunities and guidance for planning and implementation”.

A pesquisa de doutorado explorou as potencialidades da recuperação de recursos em Estações de Tratamento de esgotos de países em desenvolvimento, com foco na região de São Paulo.

Dentre as práticas de recuperação de recursos estudadas, estão o reúso de água, recuperação de nutrientes e recuperação de energia. A tese também inclui uma nova ferramenta para auxiliar na tomada decisões de gestores de companhias de saneamento, permitindo-os avaliar as melhores opções, a depender dos contextos locais e regionais (economia da região, configuração da ETE, demanda por recursos, dentre outros fatores).

Orientador: professor Marcelo Antunes Nolasco (USP). Coorientador: professor Miklas Scholz (Lund University – Suécia). Os títulos concedidos foram Doutorado em Ciências (Programa de Sustentabilidade-USP) e PhD in Engineering (Water Resources Engineering, Lund University).

A tese está em inglês e consiste em uma parte introdutória das principais seções de pesquisa até as conclusões, seguida por quatro artigos científicos.

Link para download da tese.

Mais detalhes sobre os Prêmios

O Prêmio CAPES de Tese – Edição 2022 foi outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2021, selecionadas em cada uma das quarenta e nove áreas de avaliação reconhecidas pela CAPES nos programas de pós-graduação adimplentes no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Este ano o edital recebeu 1.266 inscrições e apenas uma tese foi premiada em cada área. Os critérios de avaliação foram: originalidade do trabalho; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese; metodologia utilizada; qualidade da redação; e estrutura/organização do texto.

O Prêmio Tese Destaque USP reconhece e premia as teses de destaque, uma em cada área do conhecimento. São considerados os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e valor agregado ao sistema educacional.