Aluna da EACH conquista prêmio de incentivo à Publicação Literária do Governo Federal

Postado em 08 de janeiro de 2020

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da EACH/USP, Anna Longano, conquistou pela terceira vez consecutiva o prêmio “Incentivo à Publicação Literária – 200 anos de Independência da Secretaria de Economia Criativa do Governo Federal”.

A aluna foi premiada com uma peça de sua autoria intitulada: “Sussurros: o que aconteceu antes do grito”. A obra acompanha o processo que resultou na Independência do Brasil pelo olhar, voz e ações de Dona Maria Leopoldina.

Trata-se de uma obra de ficção escrita a partir de uma história real. É um convite à crítica sobre as versões hegemônicas das histórias oficiais. É uma proposta de dramaturgia feminista, voltada ao público jovem e adulto.

Tanto a temática feminista nas artes quanto a escrita autoral e original de Anna são também assuntos da sua dissertação de mestrado no PRoMuSPP da EACH, que será defendida no primeiro semestre de 2020.

Nos últimos anos, duas das obras de Anna Longano foram igualmente premiadas: “Hoje é dia de Mudança”(PRoac-SP, 2017) e “Aconteceu às 19:22” (MinC, 2018). Em comum, as três criações trazem mulheres protagonistas e se destacam como dramaturgias feministas.