Aluna da EACH é premiada no XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde

Postado em 23 de novembro de 2017

A aluna Ianka Martins, do curso de Educação Física e Saúde da EACH/USP, conquistou o Prêmio de Atividade Física e Saúde após o seu trabalho “Avaliação de uma ciclovia no município de São Paulo: Um estudo de série temporal” ter sido considerado o segundo melhor de apresentação oral no XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde.

O trabalho teve a orientação do professor do curso de Educação Física e Saúde, Alex Florindo. A Aluna contou com a bolsa PIBIC/CNPq, da EACH. O congresso foi realizado na cidade de Florianópolis, entre os dias 14 e 17 de novembro.

Avaliação de uma ciclovia no município de São Paulo: Um estudo de série temporal

O estudo avaliou a ciclovia da Avenida Brigadeiro Faria Lima durante 12 meses, afim de analisar a tendência do número de viagens por bicicletas. Para isso utilizou-se o software “Contador de Ciclistas” desenvolvido pelo LabProdam, que através de uma câmera realizou a contagem das bicicletas 24 horas por dia entre junho de 2015 e maio de 2016. Verificou-se que houve um aumento no número de viagens tanto em dias da semana como em finais de semana e mensalmente. O aumento foi mais acentuado nos finais de semana. Este estudo mostrou que aumentou o número de pessoas que usam a Ciclovia da Avenida Brigadeiro Faria Lima para viagens de bicicleta e pode servir para embasar a decisão de gestores na construção de novas ciclovias na cidade.