Aluna da EACH ganha prêmio de incentivo às mulheres na ciência

Postado em 01 de junho de 2021

Carolinne Porto da Silva, estudante de Ciências da Natureza da EACH/USP, foi a segunda colocada no Prêmio Lychnoflora: Incentivo às mulheres na Ciência, que contemplou as duas melhores propostas de auxílio e estímulo à equidade de gêneros na ciência, seja em nível de iniciação científica, pós-graduação, pós-doutoramento, docência ou trabalho técnico.

Com o objetivo de incentivar e destacar a participação das mulheres na ciência, a premiação foi realizada pela Comissão de Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP), em parceria com a empresa Lychnoflora. O evento ocorreu no mês de maio e foi transmitido pelo YouTube.

A aluna da EACH conquistou o segundo lugar com o projeto “Oxigenando a concepção de Cientista”. “É preciso levar oxigênio para as jovens e futuras cientistas, de modo que elas possam respirar confiança e aspirar a conquistas cada vez maiores”, explica Carolinne, que atualmente faz iniciação científica com a professora Luciana Maria Viviani.

De acordo com a estudante, a ideia é que cientistas consolidadas possam mostrar para graduandas as diferentes possibilidades de pesquisa dentro das áreas de atuação, de modo a incentivar a prática científica. O incentivo seria desenvolvido dentro da universidade, em grupos formados somente por mulheres graduandas realizando estudos dirigidos sob a orientação de uma cientista sênior.

O intuito é demonstrar como fazer uma pesquisa e desenvolvê-la, dando subsídios para o desenvolvimento de uma carreira científica ampla, além das possíveis demandas do mercado de trabalho.

Carolinne concedeu uma entrevista contando sobre sua luta pelo direitos das mulheres cientistas e sobre o projeto vencedor. Ouça na íntegra pelo Spotify.

*Com informações da Lychnoflora