Aluna de mestrado em Turismo participa da Operação Mantiqueira do Projeto Rondon

Postado em 29 de novembro de 2018

A aluna do programa de pós-graduação em Turismo da EACH/USP, Bianca Paes, integrou equipe da USP na Operação Mantiqueira do Projeto Rondon, realizada entre os dias 14 e 25 de novembro, no município de Piquete, interior de São Paulo, em parceria com o Exército Brasileiro.

A estudante de mestrado desempenhou atividades de auxílio ao planejamento turístico no município, ministrando palestras e oficinas, conforme demandas apresentadas pela prefeitura. Bianca ainda prestou orientações a alguns estabelecimentos sobre o Cadastur e qualidade de atendimento ao turista e também se reuniu com os integrante do COMTUR para abordar suas atribuições e o papel do conselho na gestão e planejamento do turismo, entre outras atividades.

“Essa foi a primeira vez que um aluno de pós-graduação em turismo participou dessa operação especial e foi produtivo para todos os parceiros, abrindo-se perspectivas de novas participações”, avalia Bianca, que foi acompanhada no projeto por estudantes das áreas de Enfermagem, Terapia Ocupacional, Nutrição e Odontologia, além da professora Ana Paula Morais Fernandes.

A operação do Projeto Rondon é um conjunto de ações não estritamente militar, realizada pelas Forças Armadas em cooperação com parcela da sociedade civil, em proveito da população para atingir os interesses da alta administração pública para embasar o desenvolvimento social em locais que já estejam ocorrendo operações militares.

As ações tinham como objetivo somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção em promoção da cidadania.